sábado, 12 de março de 2016

E-FIT - A REVOLUÇÃO DO FITNESS



Bem-vindos ao E-FIT, Electro Fitness Training!

A tecnologia EMS (estimulação elétrica muscular) proporciona estimulação direta aos músculos, fazendo com que estes se contraiam e relaxem exatamente como durante qualquer outro exercício físico. A tecnologia EMS já é utilizada há muitos anos em terapias, cosmética e desporto.

Hoje em dia, já existe uma percentagem numerosa de desportistas de elite que devido à sua exigência a nível profissional, necessitam do melhor tipo de treino para se manterem em forma.

Fui descobrir o que o E-FIT podia fazer por mim!

Fiz a 1ª visita e 1º treino no centro E-FIT no Porto. Podem consultar toda a informação no link abaixo.


Fui muito bem recebida pela equipa, muito acolhedores e simpáticos e comecei a treinar com o PT Jonatan Santos.

A 1ª abordagem foi de conhecimento mútuo, saber os treinos que faço, a minha composição corporal e os meus objetivos com o treino no E-FIT. É uma conversa demorada antes do 1º treino, porque é importante conhecer o aluno mas também o professor, é importante trocar ideias e perceber a motivação de quem procura este tipo de treino.

A roupa do treino é dada pelo centro e é composta por uma t-shirt e uns calções. Depois vestimos um colete e outros calções com os elétrodos. Parece que estamos numa sessão de mergulho!

No fato especial de treino existe um par de elétrodos conectados a cada um dos grandes grupos musculares: peitoral, dorsal, bicípite e tricípite, abdominais, glúteos, quadricípite, isquiotibiais e gémeos. Os impulsos ocorrem simultaneamente em cada grupo muscular dependendo da parte do corpo que queremos trabalhar, a intensidade dos elétrodos pode ser aumentada em separado, enquanto que a intensidade do impulso original se mantém respeitando as outras partes do corpo.

E começa o treino!

O 1º treino foi soft, ou pelo menos achei, pois estou habituada a treinos puxados no Crossfit e também no treino de corrida. Mas deu para suar e muito, são 14 minutos de treino com pesos leves, com o TRX ou com um step, por exemplo, e mais 9 minutos aeróbicos, ou seja, boxe, jump num trampolim elástico, elíptica ou bozu. É só ter imaginação! Não fiquei cansada mas para descer as escadas do estúdio para o balneário vim a cambalear um pouco de tantos choques! Sensação que disseram ser normal.

Pela 1ª vez pratiquei boxe e fiquei fã! É uma atividade que queima bastantes calorias e é muito exigente, foram 9 minutos super intensos mas fantásticos! Gostei tanto que já repeti e recomendo que experimentem!

Faço este tipo de treino uma vez por semana e a próxima avaliação será dentro de 3 sessões. Aí vou ter a perceção se realmente está a funcionar comigo ou não. Pela experiência deles resulta sempre bem mas cética como eu sou vou esperar para ver.

O Electro Fitness training favorece a tonificação, ajudando a desenvolver e reafirmar os músculos.

Enquanto recebemos a electroestimulação muscular, realizamos simples exercícios de fortalecimento, sendo que o desenvolvimento e a queima de gordura é dez vezes mais eficaz do que se fizéssemos sem o equipamento EFIT. A chave para a eficácia do treino de electroestimulação é a estimulação simultânea de todos os grupos musculares combinada com exercícios ativos, de modo que o tempo médio de treino é seis vezes inferior ao treino convencional (aqui o treino dura apenas 35 minutos).

Durante as longas horas passadas num ginásio convencional realizamos distintos exercícios em separado para fortalecer diferentes grupos musculares, que para cada área do corpo significa 15 a 20 minutos de ocupação e 3-4 séries por exercício, o que resulta na contração de 30 – 40 músculos. Através dos impulsos elétricos do Electro Fitness são produzidos entre 30-40 micro-contrações por segundo de todos os músculos relacionados o que significa um total de aproximadamente 36.000 contrações de todos os músculos do corpo, tudo em cerca de 20 minutos.
Como os elétrodos são colocados nos grandes grupos musculares do corpo, é possível estimular todo o corpo ao mesmo tempo. A eficácia deste método reside neste aspeto chave de treino integral, onde mesmo quando estamos a trabalhar os músculos do braço estamos também a treinar as pernas.

Outro dos efeitos chave da electroestimulação é que alcança e exercita músculos mais profundos, como os que se encontram ao logo da coluna vertebral, que são responsáveis pela postura corporal. O estilo de vida sedentário dos dias de hoje debilitam bastante as costas e a coluna levando a dores lombares. A estimulação muscular ajuda a fortalecê-los permitindo que voltem a cumprir a sua função, que é a de suportar a coluna vertebral sem dor.

O treino é realizado sem cargas externas e sem impactos. A carga é induzida pela intensidade dos impulsos evitando-se assim a sobrecarga das articulações.


Resumindo, este tipo de treino é bom por várias razões:

  • Ativação muscular direta
  • Desenvolvimento muscular equilibrado.
  • Tonificação de músculos flácidos e/ou atrofiados.
  • Treino sem sobrecarga e impactos nas articulações.
  • Treino rápido e com resultados em poucas sessões.
  • Melhora o fluxo sanguíneo do tecido circundante.
  • Diminuição de gordura corporal.
  • Melhoria da postura e do bem-estar.
  • Diminuição das dores nas costas.
  • Programa de treino personalizado e individualizado.

  • EFIT está recomendado especialmente para pessoas:
    • Que queiram experimentar um método de treino completamente inovador.
    • Com pouco tempo para a prática de atividade física.
    • Que procurem aumentar a performance desportiva.
    • Que ambicionem atingir objetivos em pouco tempo (Perda de massa gorda, aumento da massa muscular, tonificação etc).
    • Que necessitem combater a obesidade e aumentar o seu bem estar físico e mental.
    • Com limitações físicas (Patologias articulares, hérnias e outros).
    • Que desejem remodelar o corpo (remover a celulite, tonificar músculos flácidos, elevação dos glúteos etc).

    Gravei alguns exercícios para que seja mais fácil visualizar que se faz neste tipo de treino.







    Bons treinos!


    2 comentários:

    1. Ando a pensar experimentar e este texto está perfeito para quem tem ainda dúvidas sobre o assunto. Só me fica uma questão, será que é aconselhável este tipo de treino por um longo período de tempo?

      ResponderEliminar
      Respostas
      1. Olá. Neste momento fiz 8 sessões durante um período de 2 meses, 1 por semana. Em conjunto com o resto do treino que eu faço os resultados estão à vista: menos 3% massa gorda e mais 3% de massa muscular. Adquiri mais 4 sessões pois gosto bastante e recomendo.

        Eliminar