segunda-feira, 28 de março de 2016


ZURIQUE, chocolate puro!



A cidade de Zurique, a maior da Suíça, encontra-se situada no coração da Europa e no centro do país, à margem norte do Lago Zurique. Seu sabor multicultural e variedade de atividades de lazer oferecidas atraem visitantes de todo o mundo. Cerca de 400.000 pessoas vivem neste centro de negócios, ciência e informação. Está entre as "10 cidades mais poderosas do mundo", estabelecendo-se através de sua intensa atividade económica, cultural, tecnológica e didática. Em termos de qualidade de vida, foi eleita em 2012 a melhor "grande cidade para se viver" no mundo, baseado nas perspetivas da cidade em educação, saúde, segurança pública e desenvolvimento económico. Zurique é o centro financeiro da Suíça e uma das bolsas de valores mais importantes da Europa.

E as sapatilhas foram visitar esta cidade....

Foi a 1ª vez que fui a Zurique. Já tinha estado em Genebra para a meia maratona mas não tinha dado tempo para mais nada.

A decisão de ir foi de última hora pois o destino escolhido tinha sido Istambul, mas dada a volatilidade desta cidade no momento, a opção recaiu sobre a Suíça, um país neutro em quase tudo.


Para chegar a Zurique há duas opções diretas, a TAP ou a Swiss. Fui na TAP (http://www.flytap.com) e correu tudo bem: a comida que serviram estava boa, os comissários de bordo eram atenciosos e os voos foram bastante suaves!

É muito fácil e rápido chegar ao centro de Zurique do aeroporto. Existe um comboio que demora cerca de 10 minutos até à Estação Ferroviária principal (Hauptbahnhof), situada bem no centro da cidade. Podemos optar pelo bilhete single ou uma opção de 24 horas, que fica mais em conta e permite circular em todos os transportes durante 1 dia.  

Os preços dos hotéis em Zurique são bastante altos, por isso optei por uma solução um pouco afastada do centro, mas ainda assim perto.

O 25Hours Hotel é único, ou melhor, é um dos 8 da cadeia (os outros existem em Viena, Berlim, Hamburgo e Frankfurt) e é super original. Desde a entrada até aos quartos tudo foi pensado ao pormenor para que seja único, surpreendente e divertido.

É um hotel jovem, com estilo e personalidade única (http://www.25hours-hotels.com/en/). Recomendo que façam a experiência!

Um exemplo deste estilo "descolado" é o pendurante que se coloca na porta para ninguém entrar "Police Crime Scene. Move on"! 
O hotel fica a uns 10 minutos do centro, na zona oeste da cidade.
Nesta antiga região industrial da cidade, onde existiam fábricas desativadas e viadutos abandonados, é onde estão hoje algumas das lojas, das discotecas e dos restaurantes mais badalados do centro financeiro e cultural da Suíça. O antigo distrito industrial de Zurique, ou Zürich West, como a área é chamada, lembra uma espécie de SoHo ou TriBeCa suíços.
Bahnhofstrasse



Do hotel apanha-se a linha 4 do tram (elétrico) direta ao centro. A estação onde se sai do tram é a mesma que se chega do aeroporto e vale ela própria uma visita. Construída em 1847, é utilizada por mais de 340.000 passageiros diariamente.

Saindo da estação estamos na Bahnhofstrasse, a avenida comercial mais famosa de Zurique sendo uma verdadeira meca das compras e um local de grande destaque no que se refere a relógios, joias e marcas internacionais. Tem cerca de 1 km de extensão de lojas, bancos, cafés e restaurantes.

Zurique é uma cidade com um grande lago e um rio que atravessa toda a parte antiga da cidade. À medida que avançamos na avenida principal podemos ir atravessando pontes e vamos observando pontos de interesse em ambas as margens da cidade:

Augustinestrasse
1) Colina de Lindenhof - subindo chega-se ao mirante de onde é possível ter a melhor vista da parte medieval da cidade antiga e das famosas igrejas. Enquanto antigamente os romanos usavam o mirante como castelo, hoje é um refúgio idílico dentro da cidade, com muitas árvores e pessoas a jogar xadrez. A subida não é muito grande e vale a pena a vista.

2) Augustinestrasse - rua típica com muitos restaurantes e loja trendy.

3) Fraumunster - conhecida como a igreja das mulheres, esta igreja é considerada uma das quatro igrejas principais de Zurique. Fraumunster foi originalmente construída em 853 e foi um convento por setecentos anos. Hoje, a igreja está aberta para serviços e visitas guiadas. Não consegui visitar porque estava fechada.

Rio Limmat
4) Grossmunster - esta igreja é outra das quatro igrejas principais de Zurique e acredita-se ter sido fundada por Carlos Magno. A lenda diz que ele encomendou uma igreja no local onde seu cavalo caiu de joelhos diante os túmulos dos santos padroeiros de Zurique. O interior não é nada de especial e é até bastante despojado.

5) Lago de Zurique - este grande lago glaciar é muito limpo e é lar de muitas praias e áreas de natação e lazer. Pode dar-se um passeio pelo lago, existem tours de 30 em 30 minutos. A paisagem é deslumbrante, com as montanhas brancas de neve ao fundo. Em dias de sol, como tive no sábado, enche-se de gente: na borda do lago e nas esplanadas.

Fraumunster
6) Niederdorf - é o coração da cidade velha e é formado por um conjunto de ruas estreitas apinhadas de gente, lojas e restaurantes.

Todas estes pontos de interesse alcançam-se a pé.

Para algo mais alternativo sugiro o bairro de Langstrasse. Langstrasse é a zona da luz vermelha e, atualmente, também um bairro multicultural e o centro da vida noturna da cidade. Muitos bares e discotecas surgiram nos últimos anos substituindo antigos cabarés, resultando num ótimo lugar para ver a mistura de pessoas de todos os tipos passar na rua.

Há dois locais que recomendo para almoçar ou jantar. Em 1º lugar o Dachterrasse Hiltl na Bahnhofstrasse (https://www.hiltl.ch/en/locations/dachterrasse). Funciona em regime de buffet e a comida é muito boa. O 2º é o Vapiano (http://chde.vapiano.com/en/home/) um restaurante italiano bastante frequentado e com uma comida muito saborosa. Ao entrar dão-nos um cartão e podemos escolher onde comer: pizza, saladas ou massas feitas ao momento. Depois sentamos em mesas que aconselham à partilha pois são corridas.

Para os mais gulosos Zurique tem dois locais a não perder. A confeitaria Sprungli (http://www.chocolate.lindt.com/) e a Laderach (https://www.laederach.com/ch-en.html). A 1ª é bem mais cara que a 2ª. Comprei chocolates na Laderach e vale o preço que custam.

Zurique é uma cidade cara por isso prepare-se para gastar bastantes francos Suíços.

Castelo Vaduz
Aproveitando a viagem a Zurique fui ao país vizinho, o Liechenstein, um pequeno principado com pouco mais de 34 mil habitantes. Da estação principal de Zurique apanha-se um comboio em direção a Sargans e depois daí um autocarro em direção à capital Vaduz. O total da viagem demora cerca de 1 hora. O preço é de € 75 ida e volta por pessoa. Vaduz é uma cidade com cerca de 4000 habitantes que se visita em 2 horas. A rua principal, a catedral e o castelo. Para chegar ao castelo é uma caminhada tipo trail pois é sempre a subir, subir, subir. Mas a vista vale a pena.



Centro Vaduz
Deixo um pequeno vídeo que demonstra essa mesma subida. É uma cidade pacata e silenciosa mas vale a visita, principalmente se se estiver perto.

Ah, no posto de turismo carimbam o nosso passaporte pelo preço de € 3. Pode parecer caro, mas ter um carimbo do Liechenstein não é para todos!

O que retenho desta viagem é a qualidade de vida de Zurique e os seus preços absurdamente altos e a pacatez de Vaduz!!

Boa viagem!



Sem comentários:

Enviar um comentário