segunda-feira, 20 de junho de 2016


Corrida de São de Braga, animação à moda do Minho!

 

Data: 19/06/2016
Hora: 10h
12 km de muito calor e animação!






Ontem foi dia da corrida de S. João em Braga! Participei nesta corrida pela 2ª vez. Não sou fã desta prova pela sua dificuldade e calor que normalmente se faz sentir, mas acabo sempre voltar pois é um bom desafio. É também uma prova que me traz boas recordações pois, em 2014, participei na sua 1ª edição quando estava a concorrer ao prémio da Sportzone que me levou a Paris. A corrida de S. João de Braga foi uma das três provas que tive que realizar para ganhar o prémio, além da corrida do Mar e da corrida do Dia do Pai. Por isso tenho um carinho especial pela cidade e pela prova...

Desta vez fui a convite da minha querida amiga Eva Sousa, que trabalha na câmara na área do desporto. Partiu dela o convite e eu aceitei, sabendo de antemão as provações que ia passar...lol

O dia começou radioso, com muito sol e sem vento.

Pela frente cerca de 60 km até Braga! Passaram a voar e cheguei cedo para me preparar, ver o ambiente, estacionar o carro, enfim.... tratar dos últimos pormenores antes de arrancar.

Antes de começar encontrei outra amiga, a Magda Costa, que também veio do Porto. Com a Magda veio a mãe, que também corre, e desta vez ia fazer apenas a caminhada. Ambas bastante animadas como eu. 

Preparei tudo e fui ter com a Eva à tenda VIP! Sim, porque graças a ela entrei na tenda VIP, onde os atletas de elite se preparam, e onde também eu estive a refrescar-me antes de começar!

Senti-me importante! Além de ter acesso aos privilégios da zona VIP, o meu dorsal tinha classificação A, o que significa que uma tartaruga como eu ia partir da fila da frente! 

Logo eu que detesto confusões e empurrões logo no início! Mas é sempre uma experiência..... e quem sabe era contagiada pela boa performance deles!

E lá fui eu para a partida. Eram quase 10h e já estavam uns 23 graus, sem vento. Tiro de partida e fui!

Como sempre os primeiros km são os que me custam mais, aquecer os músculos e começar a rolar sem dificuldade é sempre o meu stress no início das provas. Outro problema que estou a tentar dominar e não é fácil é a respiração, que com o calor se torna mais ofegante.

Tenho que dar os parabéns à organização porque havia água de 3 em 3 km, o que foi uma grande ajuda para refrescar os braços e pernas e também hidratar. 

Um dos meus grandes problemas com corridas no verão é o calor e o aquecimento do corpo. Ontem não senti isso pois com os vários postos de água foi sempre possível não elevar tanto a temperatura do corpo, manter os músculos sempre frios e correr com mais fluidez. Também ao km 8 estavam os bombeiros com uma mangueira e aproveitei para "tomar um banho" para enfrentar os últimos km.  

As subidas eram puxadas e optei por seguir a filosofia dos trails: caminhar nas subidas e correr em plano e descidas. Não me dei mal com este plano de corrida, pois fui gerindo o esforço e acabei a prova a 4h30, tendo feito um tempo de 1h23! Não foi com certeza o meu melhor tempo de sempre aos 12 km, a média geral da prova de 7 minutos ao km também não é o meu personal best, mas durante o percurso fui correndo alguns kms com uma boa média e outros a andar em recuperação. 

Para quem não tem tido a corrida no seu plano de treinos foi bom..... o único problema foi que a dor que me fez desistir na semana passada dos Trilhos do Vale do Leça voltou aos 7/8 km....

Não foi tão forte, não me impediu de chegar ao fim, e não desisti mas está lá e tenho que ter cuidado.


Hoje é dia de recuperação e os treinos voltam amanhã.

Mas a corrida de S. João foi apenas um dos momentos do dia. Decidi aproveitar o fantástico dia e os eventos organizados pela cidade de Braga para festejar o S. João e almocei por lá. Fui ao DeGema Hamburgueria e comi um fantástico hambúrguer de cogumelos portobello, espinafres, maçã caramelizada e guacamole! Estava de comer e chorar por mais! http://www.degema.pt.

Depois fiz o tour pelo centro histórico no trem turístico. Foram só 15m mas foi interessante, pois passamos pelos pontos mais importantes da cidade.

Por fim, assisti ao desfile folclórico que percorreu as ruas da cidade mostrando a tradição no seu estado mais puro. Não sou muito destas coisas mas a minha amiga Eva convenceu-me a ficar para a ver desfilar também e achei interessante. 

Podem consultar toda a programação em http://saojoaobraga.pt/.

E foi assim um dia de domingo passado em Braga, com desporto, gastronomia e tradição. Para o ano há mais....

Próximo desafio 12 km no Trail da Serra da Freita! A ver se recupero da minha inflamação e consigo participar.

Sem comentários:

Enviar um comentário