sexta-feira, 17 de junho de 2016

Da minha despensa

 

As Sementes de Cânhamo


O Cânhamo é uma das plantas mais antigas da civilização, uma das fibras mais fortes da natureza e tem uma das sementes mais nutritivas.

A proteína de cânhamo contém todos os aminoácidos essenciais e é considerada uma fonte completa de proteínas de muito fácil digestão quando comparada com a carne, soja ou os laticínios.

As sementes de cânhamo têm uma proporção perfeita de gorduras essências como ómega 3 e 6 que são ideais para a saúde humana e são igualmente ricas em minerais e fibras.
 
 
Os ácidos gordos essenciais são necessários para a saúde humana e devem obter-se nos alimentos pois o nosso corpo não os consegue produzir sozinho. As gorduras essenciais são importantes para uma função apropriada das células e a falta destas gorduras é prejudicial para a saúde mental e física.
 
As sementes de Cânhamo cruas e a sua Proteína de Cânhamo têm muitos benefícios para a saúde, além de conterem enzimas vivas que ajudam a sua digestão e a de outros alimentos, aumentam a energia, dão suporte ao sistema imunitário e ajudam o corpo funcionar o melhor possível, ajudam a perder peso, auxiliam a recuperação rápida de doenças e de lesões, baixam o colesterol e pressão sanguínea, reduzem as inflamações, melhoram a circulação e apoiam a regulação dos níveis de açúcar no sangue.
 
O consumo de sementes de Cânhamo é benéfico para pessoas com diabetes, com obesidade, com obstipação crónica, com pressão sanguínea alta, com colesterol alto, pessoas com alergias a glúten, pessoas com depressão, gravidas, mães que estão a amamentar, crianças hiperativas e pessoas que simplesmente querem prevenir doenças e estar em forma.
 
Este alimento é recomendado para todos e pode ser uma boa fonte de proteína para vegetarianos e vegans e pessoas com uma vida recheada de acção física, desportistas e crianças.

Tomadas em conjunto com o pequeno almoço vão ajudar a reduzir os "cravings" (adições ou vontades) de doces e de hidratos carbono durante o resto do dia.
A preparação destas sementes para consumo não deve envolver calor, caso contrário os seus ácidos gordos essenciais transformam-se em ácidos gordos trans, prejudiciais para a saúde.

100 gramas de sementes de cânhamo contém:

25% de proteína
35% de hidratos de carbono
35% ácidos gordos

Sugiro duas receitas com cânhamo, uma sobremesa e uma entrada.

Fudge de cacau com sementes de cânhamo

25 minutos     12 quadrados


200 gr manteiga de côco
1 chávena de sementes de cânhamo trituradas até obter uma pasta
1 colher de essência de baunilha
4 colheres de sopa de água
1 pitada de sal
4 colheres de sopa de cacau em pó
4 colheres de sopa de amêndoas picadas
2 colheres de sopa de arandos desidratados
2 colheres de sopa de sementes de cânhamo para polvilhar
coco ralado q.b.

Num triturador, coloque a manteiga de coco, a baunilha, as sementes de cânhamo reduzidas a pasta, o sal e o cacau em pó. Triture até obter uma massa cremosa e vá adicionando lentamente a água, continuando a triturar. Quando tiver uma textura de pasta uniforme junte as amêndoas picadas e os arandos desidratados e triture novamente apenas para envolver. Forre um tabuleiro retangular com papel vegetal e recheie com a massa. Polvilhe com as sementes de cânhamo e com o coco ralado e leve ao congelador durante 1-2 horas até estar completamente firme. Corte em quadradinhos e conserve no frigorífico. 

Hummus de sementes de cânhamo com especiarias

10 minutos      4 pessoas


400 gr de grão-de-bico cozido
1 colher de chá de açafrão em pó
1 colher de chá de pimentão doce em pó
1/2 colher de café de cominhos em pó
1/4 colher de café de pimenta-de-caiena em pó
4 colheres de sopa de sementes de cânhamo
2 dentes de alho grandes
sumo de 1/2 limão
1 colher de sopa de azeite
1 mão cheia de coentros frescos

Coloque todos os ingredientes num triturador e mistures até obter uma pasta cremosa. Se for necessário, junte mais azeite para acertar a textura.

Bom apetite!

Sem comentários:

Enviar um comentário