quinta-feira, 23 de junho de 2016


 

Gengibre, a raiz que emagrece!


Infusão ayurvédica de plantas, especiarias e frutos com extrato de frutos

Ingredientes: gengibre, alcaçuz, erva-príncipe, pimenta preta, casca de limão, hortelã pimenta, extrato de citrinos, hibisco e sumo limão desidratado

O sabor pungente do gengibre seco presente na infusão tem um efeito reconfortante, enquanto que o sabor ácido do limão desperta a mente, criando uma sensação de leveza. 

Contém 17 saquetas.



Da minha despensa esta semana sugiro o chá de Gengibre com Limão. 

A que sabe o gengibre?

A raiz de gengibre fresco tem um sabor especial, é picante e refrescante ao mesmo tempo. Ao mastigá-lo nota-se como os efeitos vão passando da boca para os pulmões e o sistema digestivo, especialmente se o gengibre for orgânico. O seu paladar pode ser estranho por isso convém começar de forma leve, com um chá por exemplo.

Como se pode tomar o gengibre?

Utilizado como especiaria desde a antiguidade, a sua utilização diluiu-se com a cozinha oriental como especiaria em pó e como ingrediente fresco. No geral utiliza-se a especiaria seca em pratos doces como o pão ou bolachas de gengibre e a raiz fresca para batidos, sumos e pratos cozinhados. 

Sempre que puder use a raiz de gengibre fresca, uma vez que é onde há uma maior concentração de substâncias ativas. Também se pode encontrar gengibre noutros formatos como raiz seca, em pó como especiaria, infusões e extrato em suplementos como comprimidos. 

Valores nutricionais


É uma boa fonte de fibra, vitaminas B3 e B6, ferro, magnésio e manganês. As suas propriedades medicinais devem-se à grande concentração de princípios ativos que também lhe dão o odor e sabor picante. Entre eles destacam-se os flavonoides, o gingerol, o shogaol e os óleos essenciais como zingibereno.

12 Benefícios do gengibre

1) Alivia os problemas digestivos e é muito eficaz para as náuseas da gravidez, da quimioterapia e enjoos de viagens (fresco, em cápsulas e infusão)
2) Reduz as dores de cabeça (fresco e infusão)
3) Previne as intoxicações alimentares por comidas exóticas em viagens (fresco e infusão)
4) Reduz a dor e inflamação articular em artrites e alivia as dores pós-exercício (fresco e infusão)
5) Alivia a dor e as cãibras na menstruação (infusão)
6) Previne e alivia as infeções respiratórias como gripes e constipações, asma, sinusite, etc. É muito bom para combater os sintomas como dor de cabeça, tosse, congestão nasal e problemas intestinais (fresco e infusão)
7) É um antihistamínico natural que alivia sintomas de alergias, reduz a congestão nasal, libertas as vias respiratórias e melhora os problemas de peles atópicas
8) Previne o aparecimento de vários tipos de cancro e é capaz de reduzir o crescimento do tumor e eliminar as células cancerígenas nos cultivos celulares (fresco, cápsulas e infusão)
9) Reduz o açúcar no sangue e aumenta a libertação de insulina e previne a nefropatia diabética (fresco e infusão)
10) Retarda o envelhecimento ao proteger o ADN celular (fresco)
11) Estimula e fortalece o sistema imunitário (fresco e infusão)
12) É um estimulante natural que ajuda a evitar o cansaço e mau humor por esgotamento físico e mental, e talvez por isso se considere afrodisíaco (fresco e infusão)

 

Sem comentários:

Enviar um comentário