segunda-feira, 7 de março de 2016

LONDRES - A CIDADE DO SHERLOCK HOLMES!



Londres é a capital de Inglaterra e do Reino Unido. É uma importante cidade global (a par de Nova Iorque, Tóquio e Paris) e é um dos maiores, mais importantes e influentes centros financeiros do mundo. Londres possui uma forte influência na política, finanças, educação, entretenimento, média, moda, artes e cultura em geral, o que contribui para a sua posição global. Tem uma mistura diversa de povos, culturas e religiões e mais de 300 idiomas são falados nesta cidade. Londres tem a mais antiga rede ferroviária subterrânea do mundo.

Anualmente, cerca de 15 milhões de turistas visitam Londres, inclusive eu que estive lá duas vezes, em 2015, em Agosto e em Dezembro. Confesso que, embora Londres seja a 2ª cidade mais visitada do mundo, não sou grande fá desta cidade. Parece pecado dizer isto de uma cidade tão cosmopolita como Londres, mas o gosto é uma caraterística pessoal. Apesar disso, recomendo a visita pois é uma grande cidade, com imenso que fazer e uma vasta cultura. A melhor altura para ir? Talvez no Verão quando chove menos.... porque em Londres chove bastante!

Catedral de S. Paulo

Optei pelo aeroporto de Stansted pois é o aeroporto para onde voa a Ryanair. Londres tem 5 aeroportos: Heathrow, Gatwick, Stansted, London City e Luton. Para consultar a melhor opção de voo aconselho o site http://www.skyscanner.pt/.

De Stansted até ao centro de Londres demora cerca de 47 minutos de comboio, com partidas a cada 15 minutos.  Usei o site https://www.stanstedexpress.com/ para comprar os bilhetes com antecedência. Se viajar com amigos aconselho a tarifa de grupos pois sai mais barato.

Palácio de Buckingham
Fiquei em dois hotéis diferentes, ambos bem localizados e que são uma boa opção. O 1º fica perto de duas das ruas mais movimentadas de Londres, Regent Street e Oxford Street: Holiday Inn Oxford Circus. É um hotel, além de bem localizado, limpo, confortável e com um atendimento agradável.

Big Ben e Houses of Parliamen

O 2º fica na zona calma de Kensington e é um hotel bastante moderno, com os quartos bem decorados e originais, um bom pequeno-almoço e um atendimento simpático: Ibis Styles Kensington.

Ambos com fácil acesso ao metro. Recomendo a marcação de qualquer um dos hotéis no site www.booking.com para obter os melhores preços. Não deixem de visitar os sites dos hotéis para ver fotos e comparar preços.



http://www.ibis.com/gb/hotel-9603-ibis-styles-london-kensington/index.shtml.

Londres tem muitos monumentos para visitar mas a minha escolha vai para estes:


Tower Bridge
1. Big Ben e Houses of Parliament
2. Palácio de Buckingham
3. Torre e Londres
4. Museu Britânico
5. Abadia de Westmister
Torre de Londres
6. Catedral de S. Paulo
7. Tower Bridge
8. Madame Tussauds
9. London Eye
10. Hyde Park
                                                    
                                              



London Eye

Além das sugestões acima mencionadas recomendo ainda Notting Hill (zona comercial conhecida pelo seu mercado das pulgas, onde se vende de tudo um pouco; a famosa Portobello Road situa-se aqui), Covent Garden (mercado coberto com lojas e restaurantes), Soho (zona comercial com lojas e restaurantes, muito trendy), City (zona financeira de Londres com edifícios modernos), Trafalgar Square, Piccadilly Circus e a Casa do Sherlock Holmes.

Quando estive em Londres, em Agosto, além de ter ido passear aproveitei também para correr. Participei uma prova de 10 km no Hyde Park, convidei uma amiga que vive na cidade e fomos.

Para quem estiver a pensar ir a Londres até ao fim do ano pode inscrever-se numa prova semelhante seguindo o link https://www.timeoutdoors.com/Events/Running/Hyde-Park-10K-3. Correr no Hyde Park foi interessante pois passamos pelo lago e pelos prados verdejantes deste parque e o dia estava bom. É uma prova um pouco monótona pois dá duas voltas pelo mesmo percurso e a inscrição é cara.
Os mais aventureiros podem ainda tentar uma inscrição na famosa maratona de Londres. https://www.virginmoneylondonmarathon.com/en-gb/.

Gastronomicamente, Londres é uma cidade com muita oferta, de todas as nacionalidades e para todas as bolsas. No ano passado experimentei alguns locais que gostei bastante e que vos recomendo:

1. Shake Shak em Covent Garden, onde existem uns hamburgers  de comer e chorar por mais. Optei pelo vegetariano e foi uma excelente refeição. https://www.shakeshack.com/

2. Heddon Street Kitchen, restaurante do conceituado chefe Gordon Ramsey, numa rua lateral de Regent Street. Espaço moderno, comida requintada e saborosa e um bom atendimento.

http://www.opentable.co.uk/heddon-street-kitchen

3. Piccolino Heddon Street, localizado também em Heddon Street. Italiano com uma esplanada aquecida, agradável mesmo no inverno, comida italiana bem confecionada, apenas peca por um atendimento menos profissional. http://www.opentable.co.uk/piccolino-heddon-street

4. Gourmet Burger Kitchen,, em Portobello Road/Notting Hill. Optei por um hamburger vegetariano e era fabuloso, bem como as batata fritas doces. Espaço em madeira, bastante trendy, frequentado por famílias e grupos de amigos. http://www.gbk.co.uk/.

Se gosta de doces, não deve perder os seguintes spots:

1. Laduré, em Covent Garden para comer uns Macaroons. https://www.laduree.com/en_int/
2. Cinnabon, em Picaddilly para comer um rolinho de canela, chocolate e açúcar, são de lamber os dedos, literalmente!!
http://www.cinnabon.com/home

Have a nice trip!

Sem comentários:

Enviar um comentário