quarta-feira, 9 de março de 2016

SEMENTES - COMIDA DE PÁSSARO?



As Sementes possuem inúmeras propriedades, que proporcionam uma dieta rica e equilibrada e estão associadas à proteção do organismo e ao controle de peso.
Hoje em dia estão cada vez mais presente na elaboração de pratos, em lanches, em saladas, pequenos almoços, sopas etc. Empregá-las habitualmente na alimentação pode ser uma boa forma de melhorar a saúde e qualidade de vida.

Existe uma grande diversidade de sementes e a sua oferta nos supermercados está cada vez mais difundida.

Conheça os benefícios de incorporar sementes nos seus pratos e descubra 7 sementes que só lhe dão saúde! 

1. Sementes de Linhaça

Conhecidas por reforçar as defesas do organismo e favorecer a imunidade do sistema imunitário, o consumo de sementes de linhaça ajuda a diminuir a fome e funciona como estabilizador do apetite. Por serem ricas em ómega 3 e 6 ajudam a combater a inflamação das células. 

Benefícios da sementes de linhaça:

Sementes de Linhaça
1. Combatem as doenças cardiovasculares
2. Ajudam a emagrecer
3. Regulam os valores do colesterol LDL (mau) e HDL (bom)
4. Combatem doenças degenerativas (Alzheimer, etc.)
5. Ajudam a combater o envelhecimento precoce
6. Combatem a diabetes e a hipertensão
7. Reduzem o apetite e sacia a fome
8. Desintoxicam o organismo
9. Regulam o trânsito intestinal
10. Previnem o cancro

Existe a opção de usar a linhaça em pó em vez de sementes. Eu, pessoalmente prefiro, e utilizo duas colheres de sopa de manhã com os meus cereais.

2. Sementes de Chia

Sementes de Chia
Para além de serem altamente nutritivas e antioxidantes, as sementes de chia dão um “boost” de energia para o dia-a-dia, ao libertá-la de forma gradual no organismo. Fonte de fibra, ajudam o intestino a trabalhar bem e equilibram a pressão arterial. Não contém glúten, podem, por isso, ser consumidas até por celíacos.

A dose diária recomendada são duas colheres de sopa. Ótimas aliadas para a perda de peso, as sementes de chia têm muito mais para oferecer. Entre os seus principais benefícios destacam-se a prevenção de doenças cardiovasculares, regulação dos níveis de colesterol ou o fortalecimento do sistema imunitário, por exemplo.

Eu optei por comprar uma mistura de sementes para saladas ou pequeno-almoço que já contém estas sementes. Misturo de manhã com os cereais.

3. Sementes de Cânhamo 

Sementes de Cânhamo
As sementes de cânhamo equilibram a quantidade de ómega 3 e 6 de forma ideal para o organismo.

São igualmente ricas em minerais e aminoácidos essenciais, o que as torna numa excelente fonte de proteína. São um super alimento da natureza e excelentes para o cérebro e as células. 

Eu uso na sopa. Coloco duas colheres de sopa e misturo bem.


4. Sementes de Girassol

Sementes de Girassol
As sementes de girassol ajudam a promover uma maior sensação de saciedade, ao mesmo tempo que aceleram o metabolismo e fazem com que o nosso intestino absorva menos gordura. São ricas em ácidos oleico, linoleico e palmítico. Estas sementes são também importantes no ganho de massa muscular, de acordo com alguns estudos, por serem uma fonte de proteína, conterem ácido linoleico (importante na recuperação muscular) e serem ricas em selénio e magnésio.

5. Sementes de Papoila

São ricas em proteína, fibra e ómega 3. Têm ainda um efeito calmante. Pode utilizá-las na sopa, sumos ou batidos e aproveitar os seus benefícios nutricionais.

Na mistura que referi atrás inclui também estas sementes.

6. Sementes de Sésamo

Sementes de Sésamo

Tidas como sagradas e usadas, quase desde sempre, pelos Orientais, as sementes de sésamo começam agora a ser incluídas nos consumos diários do ocidente, graças à sua riqueza nutricional e consequentes benefícios para os indivíduos. 




As sementes de sésamo ajudam a um sem número de problemas, sendo estes os principais benefícios destas sementes: 
  • Fortalecem os ossos e tendões, auxiliam em dores lombares e reumáticas, uma vez que possuem grandes quantidades de cálcio;
  • Tonificam os rins e o fígado e melhoram a circulação;
  • Melhoram a elasticidade da pele e firmeza muscular;
  • Têm uma ação antioxidante;
  • Possuem um efeito hipoglicémico, melhorando a sensibilidade à insulina nos diabetes tipo2;
  • Aumentam a energia, sendo recomendadas em casos de fadiga, insónias e esgotamentos nervosos;
  • Auxiliam na perda de memória, pois fortalecem os glóbulos vermelhos, permitindo uma melhor oxigenação do cérebro;
  • Desaceleram o envelhecimento, por serem ricas em Vitamina E;
  • Ajudam a alcalinizar o sangue e ativam o metabolismo;
  • Auxiliam na manutenção de um peso saudável, favorecendo a saciedade, graças ao seu alto teor de fibras solúveis;
  • Facilitam o trânsito intestinal; 
Na mistura que referi atrás inclui também estas sementes.

7. Sementes de Abóbora

Sementes de Abóbora
As sementes de abóbora têm imensos benefícios para a saúde e são ricas em fibras, auxiliando por isso na regularização do trânsito intestinal.

Comidas com regularidade, funcionam bem para tratar problemas da próstata, devido aos óleos existentes na sua composição. São ainda ricas em ómega 3, carotenoides e zinco. O zinco é um elemento importante na proteção dos ossos e funciona muito bem no combate à artrite. Ajudam ainda a lutar contra o mau colesterol, pelo que deve ser comida com alguma regularidade, mas de preferência sem sal.

São abundantes em triptofano, um aminoácido que se converte em serotonina no corpo, garantindo o bom humor e uma boa noite de sono. Como são ricas em magnésio são um excelente relaxante natural, importante para o bom funcionamento do coração.
Possuem elevados níveis de proteínas, essenciais para quem quer ganhar massa muscular. São uma fonte de ferro, fornecendo energia ao corpo, colaborando na formação do sangue.

Na mistura que referi atrás inclui também estas sementes.


Sem comentários:

Enviar um comentário