segunda-feira, 21 de março de 2016

TRILHOS DO PALEOZÓICO - Pelas pedras de Valongo!

 


Ontem foi dia de mais um trail pela serra de Valongo: Trilhos do Paleozóico! 

48, 23 ou 12 km foi a escolha que tive que fazer, e embora seja destemida, optei pelos 12km! Sinto que estou preparada para mais mas pela dificuldade do percurso optei por fazer menos km.

E não me arrependo!

Foi a 2ª experiência em Valongo depois do Trail da Raríssimas que realizei em Janeiro, e as expectativas eram grandes. Será que o percurso seria diferente, será que me iria sentir mais confiante
nas descidas e subidas, será que....?

O dia amanheceu solarengo e com pouco frio. Banho ok, pequeno-almoço tomado e mochila pronta! Na mochila desta vez levei o depósito de água com meio litro, 2 pacotes de mel unidose, uma barra energética, o telemóvel, lenços de papel e algum dinheiro!

Embora não seja aconselhável, levei uma sapatilhas novas para este trail: La sportiva Akasha! 
Não conhece a marca? Eu também não conhecia, mas fui aconselhada numa loja da especialidade e só tenho aspectos positivos a dizer. 1º o atendimento na loja (visitem www.corremos.pt ou no facebook https://www.facebook.com/corremosruasetrilhos/) que foi fantástico: na simpatia, no conhecimento demonstrado e na paciência para me ajudar na minha indecisão. 2º com as sapatilhas que mostraram excelente aderência ao piso de Valongo (pedra e lousa), boa tracção nas descidas, bom amortecimento no solo, protecção do calcanhar, estabilidade no impacto com as pedras, enfim, uma sapatilha robusta mas leve, adequada a uma trail runner feminina! Se quiser conhecer melhor a marca visite o site http://www.sportiva.com.

10h, partida!!

Lá fui eu com mais umas 500 pessoas, preparada para mais 12 km.

O começo foi tranquilo, ainda pela cidade de Valongo e só passado cerca de 1 km entramos na serra, começando a descer. Apercebi-me que o percurso era o mesmo do trail anterior que fiz por isso fui mais confiante pois já conhecia as pedras da calçada! 

Fui correndo nas descidas, caminhando nas subidas, ouvindo a minha playlist, escolhida para esta aventura. 

Rapidamente o terreno foi galgado e quase sem me aperceber cheguei ao abastecimento. O abastecimento nos trails é uma festa! Para-se para confortar o estômago mas também para confortar a alma! Enquanto se petisca qualquer coisa, dá-se dois dedos de conversa, partilha-se a experiência até ao momento e desejamos boa sorte para o que falta.

A partir daqui, e até um pouco antes, o caminho era novo, mas não menos desafiante. Faltava metade do caminho e nem eu sabia o que me esperava pela frente!

O calor apertava e o pedacinho de marmelada e banana que consumi no abastecimento não foram suficientes para a subida que estava diante dos meus olhos!

Comecei a subir, a subir, a subir e não acabava..... pé ante pé, pedra atrás de pedra, como se de escalada se tratasse. Confesso que estava preparada fisicamente para esta prova, mas animicamente acho que não. Fui parando algumas vezes pelo caminho, pois a subida era forte e o ar ia faltando! 

Melhor que descrever é ver as imagens, por isso filmei um bocadinho para que pudessem ter a noção do esforço. 



Como tudo o que sobe desce, tudo se tornou mais fácil depois da escalada. Mas o fim ainda reservava uma surpresa muito interessante. Comecei os trails agora por isso ainda gosto de manter as minhas sapatilhas semi limpas no final e não gosto de molhar os pés em poças e lama. Mas desta vez não tive opção..... a chegar à meta fui "obrigada" a entrar num rio, molhando tudo até ao joelho, e a andar de cócoras para passar debaixo de uma ponte. Foi o êxtase final, pois a água estava fria e acabei por bater com a cabeça na ponte! O positivo foi que as sapatilhas saíram da água limpinhas!

Tudo faz parte e por isso posso dizer que mais do que ter terminado os 12 km em 02h05, fica uma nova experiência e mais uma sensação de dever cumprido com um sorriso nos lábios!


Até ao próximo em Fafe. Grande desafio, pois vou aventurar-me nos 23 km pela 1ª vez!


3 comentários:

  1. Parabéns Andreia. Passo a passo estás a fazer o que gostas e a subir a fasquia. Iremos continuar-te a acompanhar, boa sorte em Fafe.
    Beijos
    Telmo e Susana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já fizeram like na minha página no facebook? E já agora convidem os vossos amigos! Obrigada

      Eliminar