quinta-feira, 9 de junho de 2016

 

Suplementos Adelgaçantes!

 

 

 



Da minha despensa esta semana vou falar sobre alguns suplementos adelgaçantes que podem ser aliados na perda de peso, não estando no entanto isentos de riscos se não tivermos cuidado na sua seleção e toma. Eu tomo alguns mas sempre com o aconselhamento médico!

Vitaminas, minerais, aminoácidos, fibras e extratos de plantas, entre outras substâncias, integram a lista de ingredientes fornecidos pelos suplementos alimentares. Alguns estudos científicos atestam os benefícios para a saúde de alguns destes compostos, mas não de todos. Há que ter em conta que as fórmulas para emagrecer têm como função suplementar uma dieta normal e fornecer nutrientes essenciais que ajudam a queimar gordura, mas só cumprem o seu papel quando integrados numa alimentação equilibrada. Não devem substituir um estilo de vida saudável e o uso inadequado pode gerar sobrecargas de nutrientes ao nível do metabolismo e, assim, afetar orgãos como os rins e o fígado. 

Aqui vão alguns exemplos.

1) Extrato de chá verde

Os seus constituintes ativos, os flavonoides e os taninos, têm uma forte ação antioxidante e uma ligeira ação diurética. As folhas de chá verde estimulam a lipólise (queima de gordura) e a termogénese (libertação de calor que resulta da transformação de calorias em energia), favorecendo a eliminação de gordura e limitando o armazenamento de lípidos e glícidos pelo organismo. A cafeína que contém permite combater a fadiga associada à perda de peso. É indicado em casos de emagrecimento, prevenção de aterosclerose e redução de colesterol. Pela sua ação antioxidante, ajuda na prevenção do cancro e tratamento de edemas. Não deve ser tomado se se sofre de insónia, hipertensão ou anemia.  

Eu costumo tomar uma chávena de chá verde de manhã em jejum. Se tomar à noite opto pelo chá verde descafeínado.

2) Alcachofra

A alcachofra é rica em vitaminas do complexo B, vitamina A e sais minerais, o extrato das suas folhas promove o fluxo da bílis, necessárias para a absorção de nutrientes solúveis em gordura e para a desintoxicação do organismo. Tem ainda uma ação antioxidante com resultados na estimulação e regeneração de células hepáticas saudáveis. Ajuda na redução do colesterol e do índice glicémico. É excelente como reguladora do fígado. Por ter poucas calorias, é recomendada como complemento para emagrecer e pode ser consumida cozida, em chá ou cápsulas. Não deve ser consumida se tiver hipersensibilidade à planta ou se sofrer de obstrução do ducto biliar. 

Acho que nunca comi uma alcachofra! Em alimento não tenho muita curiosidade mas em relação ao chá conto experimentar para alternar com o chá verde.

3) Ácido Linoleico Conjugado (CLA)

Esta substância, com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, tem sido associada à manutenção de um peso saudável pela sua ação na redução da gordura corporal e no aumento do metabolismo e da massa muscular. Alguns estudos apontam para uma ação benéfica na estimulação do sistema imunitário, na diminuição dos níveis de colesterol e na regulação da glicemia. Porém os benefícios não reúnem consenso. Pode ser aconselhado como coadjuvante em dietas de emagrecimento, na melhorias do desempenho desportivo, no aumento de massa muscular e na redução do tecido adiposo. Não deve ser tomado se se sofrer de diabetes tipo 2 ou de alguma doença cardíaca. Alguns estudos indicam que pode levar ao aumento do fígado, esteanose hepática e aumento da glicemia e da resistência à insulina. Outra coisa a ter em atenção é que se for tomado com substâncias que absorvam gordura, como o quitosano, a sua eficácia pode ficar comprometida. 

Já experimentei tomar o CLA algumas vezes mas nunca me dei bem pois deve ter algum composto ao qual sou alérgica. Noto logo na cara inchada que este suplemento não é para mim.

4) Laranja Amarga

A sinefrina e os flavoinoides, presentes na casca, favorecem a libertação e a combustão de gorduras acumuladas, aumentando a energia corporal e, assim, o metabolismo basal. A sua ação termogénica (que ajuda à queima de gordura) favorece a perda de peso, estimula a síntese de proteína e impede a perda de massa muscular. Também ajuda a eliminar celulite e a controlar o apetite. Na medicina chinesa, é utilizada no tratamento de digestões difíceis e na eliminação de toxinas. É indicada para queimar gordura e promover o emagrecimento, elevar os níveis de energia e o metabolismo. As substâncias presentes na laranja amarga podem causar hipertensão, arritmias, perda de apetite, insónias, edema pulmonar e dores de cabeça, por isso deve ser tomada com cautela.

Confesso que não gosto por causa do sabor. Há quem coma em compota mas mesmo assim não consigo gostar!

5) L-Carnitina

Tem um papel relevante no metabolismo das gorduras, sobretudo nas células dos músculos do coração, dado que aumenta a conversão de ácidos gordos em energia. Favorece a redução de triglicéridos e aumenta os níveis do bom colesterol. Ajuda na prevenção e no tratamento de doenças cardiovasculares. É indicada em casos de emagrecimento, prevenção da aterosclerose, da angina de peito e das arritmias cardíacas. Ajuda, ainda, a diminuir as gorduras a nível hepático e a favorecer o tónus muscular em desportistas, particularmente culturistas. Não existem contra-indicações, desde que a dose diária não seja excedida. 

Costumo tomar uma ampola cerca de 60 minutos antes de cada treino. Já tomo há algum tempo e noto que tem um efeito positivo no meu corpo. 

6) Crómio

É um mineral essencial que potencia a função da insulina, responsável pela redistribuição de açúcar no organismo. Além disso, pode ser usado como complemento na perda de peso pois, quando ligado a um aminoácido, ajuda a manter o metabolismo saudável, favorece a queima de gordura, a perda de peso e o aumento da massa muscular. Não deve ser tomado por quem é diabético ou doente renal. 

Costumo tomar um comprimido de crómio todos os dias à noite. O que notei logo, quando comecei a tomar, foi a menor apetência para ingerir doces. O valor da minha insulina, nas últimas análises, também está mais controlado.

Conselho: antes de tomar algum suplemento deve consultar o médico ou o nutricionista!
 

Sem comentários:

Enviar um comentário