Chá Matcha, termogénico com sabor!
Tipo de chá: verde
N.º saquetas: 20
Onde compro: Idealbio, no Porto
Composição: folha inteira de chá verde Sencha (34%), folha inteira de chá verde Oothu (32%), folha inteira de chá verde Suoi Gang (32%), Matcha em pó (2%)
Chá 100% de produção biológica e de origem ética
25% é o que queima mais em calorias
5 vezes mais cafeína que o café
70 vezes mais antioxidantes do que o sumo de laranja
9 vezes mais betacaroteno que o espinafre
Não é segredo para ninguém que os chás podem oferecer inúmeros benefícios para a saúde. Mas quando o tema é emagracer, há um que ganha sempre: o Chá verde. O Chá verde sempre foi visto como a melhor opção para quem queria acelerar o metabolismo e favorecer a queima de gordura. Há, no entanto, um novo chá que tem ganho terreno e apontado como um forte aliado também na perda de peso: o Matcha.
Mas, afinal, que chá é este? Quais benefícios oferece? Ele, de fato, é melhor do que o chá verde?
O Matcha é um chá japonês da mais alta qualidade, “o rei dos chás”. Ele foi descoberto há mais ou menos 800 anos atrás por monges budistas e é utilizado nas cerimônias de chá japonesas até hoje. Ele é elaborado com as folhas mais novas e tenras da planta. É rico em fibras, e pode auxiliar no controlo do colesterol, além de estar associado a melhoras na recuperação das fibras musculares, sendo, por isso, aconselhado aos praticantes de atividades físicas.
Benefícios do Matcha
Contraindicações
Eu costumo tomar uma chávena de chá Matcha de manhã em jejum.
O Matcha é um alimento termogénico. Termogénese, em termos fisiológicos, a expressão traduz a produção de calor pelo organismo para manter a temperatura do corpo estável. Este mecanismo é essencial ao metabolismo, o conjunto de processos físicos, químicos e biológicos que nos mantém vivos. Existem alimentos, chamados termogénicos, que também ajudam a regular a temperatura do corpo, pelo fato de o alimento requerer muita energia para a sua digestão ou por exigir que o organismo aqueça, estimulando o funcionamento do nosso metabolismo.
Exemplos de alimentos termogénicos
1) Canela
2 colheres de sobremesa por dia
Além de potenciar o gasto energético do organismo, ao melhorar a sensibilidade à insulina e o controlo glicémico, ajuda também a controlar a vontade de comer doces. Experimente adicionar a um iogurte magro. Também é um bom substituto do açúcar no chá ou café. Eu costumo juntar canela também a sumos.
Não deve ser consumida por quem seja alérgico a especiarias, pessoas com hipertiroidismo, hipertensos, pessoas com úlceras ou quem sofre de enxaquecas.
2) Gengibre
2 a 3 rodelas de 1 cm por dia
Esta raiz, com ação antibacteriana e anti-inflamatória, é uma aliada dos sistema imunitário. Atua contra constipações, ajuda na digestão e provoca o aquecimento celular. Alguns estudos indicam que pode aumentar até 10% o gasto energético do organismo, quando consumido com regularidade.
Pode, por exemplo, adicionar a sumos detox, ou, depois de ralado, a saladas, sopas ou legumes. Eu costumo tomar em chá de manhã em jejum. Opto por um chá de gengibre com limão.
3) Curcuma
Pode ser usada na preparação de refeições, infusões e sumos detox. Concede um sabor e aroma interessante às refeições. Nunca experimentei mas está na minha lista!
4) Cardamomo
2 a 3 sementes por dia
O óleo de cardamomo é antiespasmódico, contraria os efeitos adversos da quimioterapia, reduz as náuseas, é antimicrobiano, antisséptico, afrodisíaco, digestivo e diurético. Tem um sabor mais suave do que o do gengibre.
Adicione duas a três sementes aos sumos detox. Também pode utilizar com tempero, sobretudo em pratos com caril.
A ingestão de grandes quantidades pode provocar instabilidade e aquecimento excessivo do organismo e do sistema digestivo, com consequentes cólicas e irritação.
5) Sementes de Mostarda
1 colher de sobremesa
Contém fito nutrientes que contrariam o crescimento de células cancerígenas. São fonte de selénio, magnésio, ómega 3, ferro, cálcio, zinco, manganês, proteínas e fibras alimentares. Ajudam também a travar a acumulação de gordura.
Combinam com um bife de frango grelhado ou num molho de iogurte.
6) Guaraná
1 pitada
Por último o guaraná. Tem um efeito estimulante. Pode ser tomado em pequenas doses para combater a fadiga.
Acrescente um pouco de guaraná em pó a um chá ou a um sumo detox. O pó é a forma mais concentrada. O seu consumo deve ser feito com cautela pois pode causar palpitações.
Espero ter ajudado e dado boas dicas!
Nossa muito legal saber mais sobre o chá de matcha, eu desconhecia o mesmo até pouco tempo atrás e acabei achando neste website algumas explicações e receitas sobre o chá. Gostei e estou pesquisando mais e mais.
ResponderEliminarParabéns pelo seu site está bem completo.
Obrigada pelo comentário. Deve seguir-nos no novo site em www.sapatilhaspensadoras.wordpress.com
EliminarObrigada!
Obrigada pelo comentário. Deve seguir-nos no novo site em www.sapatilhaspensadoras.wordpress.com
ResponderEliminarObrigada!