sexta-feira, 3 de junho de 2016

 
Trail da Raposa, sangue, suor e lágrimas!


Data: 29/05/2016
Hora: nem sei bem a que horas começou, mas devia ter sido às 09h
Local: Paredes
Ambiente: chuvoso mas animado
Km pela frente: 14
Dificuldade: no comments!

Este artigo já deveria ter sido escrito na segunda-feira, dia 30/05, logo a seguir a trail, mas o descanso obrigatório e depois dois treinos intensos durante a semana (que me vão levar a um novo desafio do qual falarei para a semana!) que me deixaram ko, impediram de o fazer. Mas aqui está o meu diário de bordo de mais uma prova superada!

Quando há uns meses me inscrevi neste trail pensava fazer os 20 km. Na altura ainda só havia feito 15 km e por isso achava que seria possível ultrapassar esta barreira, até porque no fim dos 15 km sentia-me sempre bem e com vontade de fazer mais. Confesso que depois do Trail das Fisgas de Ermelo em Mondim de Basto, fiquei um pouco desconfiada das medições nos trails (lembram-se que devia ter feito 16, depois eram 18, depois 19 e no fim fiz 23!) e por isso decidi verificar o site da prova na véspera. Qual não é o meu espanto quando em vez de 20 já anunciavam 24 km.....

Com o tempo de chuva que estava e o feeling que não seriam 24 km (no final tinha razão, pois há relatos de pessoas que fizeram 27 km) optei por fazer 14 km (deveriam ser 12 km mas também na véspera houve alterações). Todas as estas mudanças começam a ser habituais nos trails e começo a ficar um pouco "chateada" com toda esta falta de previsão que leva a que a preparação efetuada não seja muitas vezes suficiente para a prova em questão.

Passando à frente.....

Acordei bem disposta, tomei o pequeno-almoço e fui ter com o meu companheiro, o Nelson, para partirmos em direcção a Paredes. Chovia mas nem isso nos demoveu! Os primeiros atletas partiram e nós ficamos à espera da nossa vez. 
Ficamos na expetativa na fila da frente.... 


Como era a primeira vez que participava neste trail não sabia que se apanhava um comboio para a partida, pensei que fosse ali no centro de Paredes. Mas não..... primeiro fizemos um ligeiro aquecimento de uns 600 mts até ao comboio, depois comboio e por fim a partida. Foi tudo um pouco confuso, pois estavam muitos participantes mas lá começamos, deviam ser umas 10h!

Tudo corria suavemente até cerca dos 5 km quando, numa encosta com algum desnível, fiquei literalmente parada durante mais de 30 minutos e onde só andei cerca de 100 mts. Não sabia o que se passava mas alguns atletas diziam "É por causa da cascata", e eu pensei com os meus botões "Vou ter que passar um rio e por isso demora tanto". Afinal era só uma ponte..... No final da mesma deram-me a opção de ir pela esquerda ou pela direita. Achei estranho o trail curto ter duas opções, mas escolhi o caminho da direita pois disseram que era mais "acessível". O meu amigo Nelson optou pela esquerda e acabou a fazer escalada.....

O caminho foi-se fazendo, mas sempre tive a sensação que não estava no trilho certo. Era suposto seguir as fitas vermelhas e eu estava a seguir as azuis, mas.... Havia alguma confusão nas marcações e no fim soube que algumas pessoas se perderam, outras ficaram mais de 1h30 à espera de ajuda, alguns entorces, picadas de abelhas, enfim.... muita confusão para um trail só.

Segui sempre as fitas azuis mas sempre desconfortável, pois a maioria das trilhas só davam para uma pessoa ou para ir em fila indiana, o que prejudicava quer quem queria correr, quer quem queria simplesmente caminhar. Cada vez que alguém gritava "33, encosta à direita" lá nos encolhíamos todos à direita para deixar passar os atletas dos 33 km.... até que dei por mim a pensar, depois de um deles me ter empurrado e quase me feito torcer um pé, porque eles haviam de ter prioridade se estávamos todos ali com o mesmo objetivo: participar e desfrutar de mais uma prova! 

Mas isso é assunto para outro artigo.....

Já um pouco farta de ouvir tanto "33, encosta à direita", acho que fiz os restantes km mais rápidos para acabar depressa. Um pouco triste pois desta vez não desfrutei tanto da paisagem, da prova, nem registei os momentos como de costume! Apenas satisfeita de ter optado pela distância mais curta.

E já se via Paredes no horizonte e a meta!

Tempo final do trail 3h, distância 14 km e tempo efetivo em movimento 2h23! Parece-me um pouco estranho que mais de 30 minutos do trail tenham sido parada, a arrefecer, com alguma desmotivação à mistura, sem perceber muito bem porque. 

Um ponto positivo a realçar, pelo menos para mim, foi o abastecimento intermédio e o final. Quando passei no intermédio não estava muita gente e consegui repor as minhas energias; no abastecimento final também não tenho razões de queixa pois conseguir repor os líquidos e os sólidos. Mas até neste ponto, sei que houve queixas...

Este trail vai na sua 3ª edição e seria de esperar que alguns erros, que considero infantis, já estivessem corrigidos. Não sei se estarei presente para o ano, mas se estiver será quase de certeza na distância mais curta.

Ninguém se magoou, todos chegamos ao fim, mas sou sincera quando digo que este foi o trail que mais me desiludiu nos poucos que já fiz. E tenho pena, pois o que mais me atrai nos mesmos é a paisagem e o seu espírito, e nesta prova nenhum dos dois me encheu as medidas. 

A chuva inicial também não ajudou muito ao ânimo, mas no geral o S. Pedro foi amigo pois foi intercalando pingos com sol.



Resta-me esperar pelo próximo e que este corra melhor.

Será na Serra da Freita onde vou fazer 12 km!


2 comentários:

  1. É por isso que continuo a achar que nós, participantes, deveremos fazer questão que as organizações publiquem com antecedência os ficheiros gpx com os percursos a serem feitos. Assim teríamos acesso às distâncias corretas, poderíamos gerir o nosso esforço durante a prova, fazer reconhecimentos virtuais no google earth ou similar, etc, etc.
    Para as organizações não tem custo ou trabalho acrescido relevante.
    Mas temos de ser nós a fazer questão nisso para podermos mudar alguma inércia incompreensível.

    ResponderEliminar
  2. Gostei da vossa opinião. Obrigada

    ResponderEliminar