domingo, 21 de fevereiro de 2016

A moda do CrossFit

O CrossFit foi fundado pelo ex-ginasta Greg Glassman e é uma modalidade de treino que mistura ginástica olímpica, atletismo, disciplina militar e outras, e tem conquistado espaço e alunos no nosso país com o aparecimento de várias Boxes (espaços onde se pratica esta modalidade).

O ser humano tem padrões de movimentos funcionais básicos que foi desenvolvendo durante a sua evolução como espécie ao longo de milhares de anos. Gestos como deslocar, empurrar, puxar e saltar, por exemplo, são inatos à mecânica humana e executados constantemente de variadas formas no nosso dia-a-dia. A procura da execução eficaz e o aprimoramento constante destes movimentos básicos, em diferentes situações e cenários, é o que se faz no CrossFit. 
                 
A definição oficial de CrossFit, embora curta, engloba tudo o que fazemos em três pilares fundamentais: Movimentos Funcionais, Constantemente Variados, executados a Alta Intensidade. Os Movimentos Funcionais são os que estão inscritos no ADN e que precisamos para o nosso dia-a-dia. No CrossFit, não se treinam os grupos musculares específicos, treinam-se movimentos. O que se treina na Box, transfere-se para a vida real, para o que fazemos todos os dias. São Constantemente Variados, pois o objetivo é desenvolver não só um mas sim todos os 10 atributos físicos reconhecidos, com os quais nascemos: Resistência Cardiovascular, Estamina, Força, Flexibilidade, Poder Físico, Coordenação, Agilidade, Equilíbrio e Precisão.


Ao contrário de alguns mitos comuns, o CrossFit é um sistema de treino escalável e adaptável, que permite que todos possam treinar, independentemente do género, idade ou condição física inicial. O CrossFit é para TODOS os que têm o desejo de ser melhores e melhorar a sua condição física.

A Box é o local onde acontecem os treinos (WOD's - Work Of the Day), assim designado por ser uma área de espaço amplo e livre, que permite fazer treinos diferentes todos os dias, Na Box, não existe televisão, passadeiras, elípticas, bicicletas estacionárias, máquinas de musculação e afins. Treina-se com bolas medicinais, caixas, argolas, kettlebells, barras, bumpers, cordas de saltar e, acima de tudo, com o peso do nosso próprio corpo!

Por tudo isto decidi experimentar e fui conhecer a Box CrossFit Cubo em Leça do Balio.

Confesso que fui sem saber para o que ia! Sabia que ia fazer um treino intenso e ao limite mas nada me preparou para alguns dos exercícios que me foram propostos. Adorei a 1ªaula e fiquei fã!

Vou uma vez por semana e cada WOD é um desafio que me leva a querer mais, a fazer mais, a alcançar objetivos e a ultrapassar desafios que nunca pensei conseguir, como levantar barras com 20 Kg e ainda conseguir correr depois de vários exercícios de alta intensidade. Um dos benefícios que notei quase de imediato foi um aumento de força/potência na corrida, principalmente nas subidas, que sempre foi o meu ponto fraco.

Os professores desta Box são altamente profissionais, cuidando de nós em cada treino, corrigindo os erros e aperfeiçoando a técnica.

Recomendo a experiência! Visitem o site desta Box e marquem a 1ª aula.



Bons Treinos!

Sem comentários:

Enviar um comentário