segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016


Edimburgo - A Atenas do Norte!


Estive no ano passado, em Maio, em Edimburgo para participar na Meia Maratona. Fui surpreendida por esta cidade fantástica, pois não estava à espera de gostar tanto, apesar do frio que se fazia sentir em plena Primavera!

Vamos à sua descoberta.....

A capital da Escócia, Edimburgo, localiza-se na margem sul do rio Forth (Firth of Forth) e é a capital escocesa desde 1462. Atualmente conta com cerca de 495 mil habitantes, sendo a segunda cidade mais populosa a seguir a Glasgow.

A cidade é dominada pelo Castelo de Edimburgo construído sobre uma rocha de origem vulcânica. Após a unificação do parlamento da Escócia com o da Inglaterra, Edimburgo perdeu sua importância política mas permaneceu um importante centro económico e cultural. A cidade é mundialmente conhecida pelo Festival de Edimburgo que acontece durante três semanas no mês de agosto. A cidade possui ainda uma das mais prestigiadas universidades da Europa e do mundo, a Universidade de Edimburgo, pioneira na área de informática.

Conhecida também como "A Atenas do Norte", alcunha alcançada pela cidade ter sido um dos principais centros intelectuais no Iluminismo e Revolução Industrial e também pelo fato de as duas cidades serem topograficamente parecidas: na cidade encontra-se o Monumento Nacional sob Calton Hill que lembra a acrópole de Atenas.

O histórico centro de Edimburgo é dividido em duas grandes áreas pelos Princes Street Gardens. Ao sul encontra-se a cidade velha ("Old Town") e o Castelo de Edimburgo. Ao norte encontra-se a nova cidade ("New Town") e a Princes Street.


Castelo de Edimburgo
A cidade velha de Edimburgo preserva toda a sua fisionomia medieval. Encontra-se nesta parte da cidade, o Castelo de Edimburgo, a Catedral St. Gilles, o Museu Real da Escócia, o Palácio de Holyrood, a Universidade de Edimburgo e a Royal Mile (ou Milha Real), nome que se dá a uma sucessão de ruas que forma a artéria principal da cidade velha.

É a parte mais bonita da cidade!

Catedral de St Ghiles
Outro local a não perder é o The Scotch Whisky Experience. A visita ao museu faz-se num barril de whisky ambulante, onde se vai ouvindo uma voz que explica a história da bebida e a sua origem. No final há uma prova dos vários tipos de whisky, numa experiência sensorial inesquecível. Quem quiser pode depois comprar whisky e outros produtos derivados na loja do museu. Vale a visita!
The Scotch Whisky Experience


Por fim, visitei o Mary King Close, uma espécie de beco escuro e fantasmagórico que nos leva aos tempos da Edimburgo medieval. Ficamos com a sensação claustrofóbica do que era viver naquela altura. Também recomendo! 

Para chegar a Edimburgo fiz escala em Londres. Viajei pela Ryanair e aconselho a visita ao site http://www.skyscanner.pt/ para ver as melhores opções. Foi uma viagem um pouco atribulada devido ao mau tempo mas acredito que não seja sempre assim, embora a Escócia seja um país muito ventoso. O Aeroporto de Edimburgo localiza-se a cerca de 9 Km a oeste da cidade e existe um comboio/elétrico que o liga ao centro da cidade.

Fiquei hospedada num hotel pequeno mas muito central. Os quartos eram amplos, limpos e adequados para passar um fim-de-semana. O pequeno-almoço era um pouco frugal mas serviu para os dias que estive hospedada. http://thelairghotel.com/

A cozinha escocesa é, em geral, simples, sendo que o principal prato é o Haggis, feito de coração, fígado e pulmões de ovelha ou vitela. Outros pratos típicos são o arenque ou o ensopado de carneiro. Recomendo dois locais que fui cujo ambiente é acolhedor e a comida muito boa. O 1º chama-se Nicholsons Pub e bebe-se uma boa cerveja e o ambiente de pub dá-lhe uma graça adicional. http://www.nicholsonspubs.co.uk. O 2º chama-se Arcade Pub e é um restaurante moderno mas também com comida muito boa. http://arcadepub.co.uk/.

Depois de tanto passeio quase me esqueço do motivo principal da minha visita a Edimburgo: a Meia Maratona. É uma prova interessante, realizada logo pela manhãzinha, com muita gente, mas um pouco mal organizada. A prova termina a uns 10/12 km do centro e o regresso deveria ser realizado por um transporte da organização. A confusão era de tal forma, e o frio era tal que acabei por vir de táxi até ao hotel. Colegas que optaram pelo transporte tiveram ainda que caminhar uns 2/3 km do centro até ao hotel. Isto depois de ter corrido 21 km debaixo de temperaturas perto de zero não é muito agradável. Deixo ficar link da prova para quem estiver interessado. Acredito que tenham melhorado desde o ano passado. http://www.edinburghmarathon.com/

Boa viagem!




Sem comentários:

Enviar um comentário