quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Batata Doce - Um aliado na alimentação


A batata doce é uma planta nativa da América. Era cultivada pelo índios do México e Perú tendo sido levada pelos portugueses para África e Ásia e posteriormente se espalhado pela Europa.

A batata doce pertence à família das Convolvulaceae e o seu nome cientifico é Ipomoea Batatas.

A batata doce nasce como raiz de uma planta, mas diferente da batata comum possui uma firmeza maior e é mais doce.

Existem vários tipos de batata doce e a diferença entre os mesmos é a intensidade da cor que está diretamente relacionada com o índice de beta-caroteno que possui. O beta-caroteno, mais presente na variedade amarela ou avermelhada, é utilizado pelo nosso organismo para produzir vitamina A.

A batata doce é um carboidrato complexo de baixo índice glicêmico, o que significa que sua absorção é mais lenta, libertando glicose na corrente sanguínea aos poucos e sem estimular muito a hormona da insulina (responsável pelo aumento da fome e pela acumulação de gorduras). Rica em fibras, é também fonte de ferro e potássio, além de apresentar alto teor de vitamina A, C e E.

10 benefícios da batata doce



- Fornece energia para o treino, auxilia na queima de gordura e no ganho da massa muscular porque liberta lentamente a glicose no sangue;
- Ajuda a controlar os diabetes porque tem um baixo índice glicêmico;
- Porque tem uma boa quantidade de vitamina A, fortalece o sistema imunológico, age como antioxidante ajudando na manutenção dos ossos e ajuda a prevenir alguns tipos de cancro;
- Reduz o colesterol total e auxilia na digestão devido ao seu teor de fibras;
- Faz bem à pele graças à vitamina E;
- Auxilia na formação de colagénio, previne a anemia, regula a tensão arterial e reduz as cãibras graças à vitamina C;

Panquecas de batata doce (12 panquecas)

* 1 batata doce pequena (200g)
* 2/3 de uma caneca e leite de aveia (200ml)
* 1 caneca de farinha arroz integral (200gr)
* 2 colheres (de sopa) de mel
* 1 colher (de chá) de canela moída
* Óleo de coco, para untar

1. Descasque a batata doce e corte-a em pedaços pequenos.
2. Coza os pedaços de batata doce a vapor ou em água durante 10 minutos, até ficarem bem macios.
3. Coloque-os numa liquidificadora com o leite de aveia, a farinha, o mel e a canela, e bata durante cerca de 30 segundos, até obter uma mistura homogénea.
4. Coloque uma frigideira antiaderente no fogão, unte-a com óleo de coco e deixa-a aquecer bem, antes de deitar duas colheres de massa.
5. Com auxílio de uma colher, molde a massa num círculo e deixe fritar dois a três minutos até que a superfície comece a ganhar consistência. Volte a panqueca e deixe fritar do outro lado.
6. Repita a operação até esgotar a massa.

Como fã incondicional da batata doce recomendo que experimentem. Fica muito bem assada, em puré ou cozida ou mesmo salteada num wok com legumes. O seu sabor adocicado torna as refeições muito mais saborosas!




Sem comentários:

Enviar um comentário