segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Roma – o que fazer em 3 dias

Estive em Roma no final do ano de 2015 e recomendo uma visita a esta cidade monumental!

Roma é por si só um “museu a céu aberto”. Durante mais de 2000 anos aqui foram erguidos edifícios que hoje são património mundial, desde o gigante Coliseu à mimosa Capela Sistina. Considerada o centro do Mundo durante séculos, Roma é uma cidade de mil histórias e lendas, é imponente, com grandes multidões, trânsito caótico e uma energia contagiante!

Moisés - Igreja San Pietro in Vincoli
A Ryanair tem voos diretos do Porto para o aeroporto de Ciampino às segundas e sextas. No meu caso fui via Lisboa também pela Ryanair, tendo partido numa quarta e regressado no domingo.
Recomendo que visitem o site http://www.skyscanner.pt/ para escolher a melhor opção.

À chegada, e porque já era tarde, optei por um transfer privado. O valor do mesmo rondou os € 50. A alternativa é um autocarro direto do aeroporto para o Terminal de Roma (Termini) e depois apanhar o Metro para a estação mais próximo do hotel. Existem várias companhias de autocarro que servem este aeroporto, sendo que recomendo a empresa Terravision. Podem consultar o site  http://www.terravision.eu e reservar online para evitar filas.

ONDE DORMIR

http://www.numbsluxurysuites.com/en/
Numbs Luxury Suites

Recomendo o Numbs Luxury Suites. Quando se chega, a entrada é um pouco assustadora pois fica numa rua estreita com pouca iluminação mas quando se entra, é um local acolhedor, com apenas 6 quartos. Os quartos não são muito grandes, mas têm um design moderno combinado com  paredes de tijolo e tetos de madeira, tornando o espaço bastante harmonioso. Como cereja no topo do bolo, na zona do duche podemos usufruir de cromoterapia, o que achei inovador e muito relaxante!

O pequeno-almoço estava incluído numa cafetaria a 5 minutos do hotel.

A grande vantagem deste alojamento é estar localizado a 5 minutos a pé da estação metro da Praça de Espanha, a 5 minutos também a pé da zona comercial Via del Corso e a uns 10/15 de muitas atrações principais como a Fonte de Trevi.

Um ponto a melhorar, é a falta de alguém na receção 24 horas.

LOCAIS A VISITAR

1 – Praça de Espanha

Famosa pelas suas escadas que foram construídas em 1720, é um local muito popular para quem gosta de estar sentado nas escadas a beber vinho e a conviver, ou simplesmente a observar a vida citadina. É conhecido pelos grandes desfiles de moda.

2 – Fonte de Trevi

Fonte de Trevi
Uma das mais famosas fontes do mundo, um monumento à arquitetura, beleza e design. Para quem gosta de superstições, deve atirar duas moedas de costas (uma para o amor, outra para voltar a Roma), por cima do ombro esquerdo. Está sempre à pinha o que torna a tarefa de tirar fotos quase impossível!

3 – Panteão

O Panteão é um dos edifícios mais antigos e mais bem preservados de Roma, tendo sido mandado construir pelo imperador Adriano entre 118 e 128.  O grande destaque é a grande cúpula (rotonda), arrematada por um engenhoso óculo que permite a entrada de luz natural. Dentro podemos encontrar o túmulo do Rei Vitor Emanuel II e de Rafael.

4 – Praça Navona

Construída no ano de 85d.c, a praça era inicialmente um “estádio romano” para mais de 20.000 espectadores tendo sofrido ao longo da história várias alterações. Esta praça é também famosa pelos vários pintores e outros artistas que atuam na mesma. Existem também vários restaurantes, o que torna esta praça numa animação constante.

5 – Campo De Fiori

Uma excelente praça para jantar ou beber um bom vinho ao final da tarde. Bastante movimentada, com artistas de rua a tocarem ao vivo. Todos os dias, exceto aos domingos, realiza-se um dos maiores mercados de Roma.

6 – Coliseu de Roma
Coliseu de Roma
É um dos edifícios mais emblemáticos do mundo, foi erguido há mais de 2000 anos, sofreu bastantes alterações ao longo da história e parte dele hoje são ruínas. Foi o maior anfiteatro construído durante o império Romano. Recomendo a compra de bilhetes antecipados para evitar as filas. Podem usar o site http://www.rome-museum.com/br/bilhetes-coliseu.php.


7 – Piazza Venezia
Monumento Vittorio Emanuele II

Talvez a praça a mais imponente da cidade. É possível subir ao monumento Vittorio Emanuele II e ter uma vista soberba sobre a cidade, principalmente ao pôr-do-sol. Atrás do monumento tem também uma escadaria que dá acesso à Basilica di Santa Maria in Aracoeli, lindíssima, com dezenas de castiçais gigantes, vale a pena a subida.

8 – Via del Corso e Via Condotti

A Via del Corso é uma das avenidas mais famosas da cidade para compras. Vale a pena também explorar as ruas em volta até à piazza del Popolo. Passeie também pela Via Condotti, aqui vai encontrar todas as marcas de luxo, desde Prada a Louis Vuitton.

9 – Cidade do Vaticano

Cidade do Vaticano
Eu fui a Roma e vi o Papa!  A Praça de São Pedro, com 284 colunas, idealizada por Gian Lorenzo Bernini entre 1657 e 1666 é enorme e vale a pena ser visitada. Visite também o Museu do Vaticano e a Capela Sistina, mas reserve online para evitar as filas que duram horas. http://www.ticketsrome.com/pt/.

Não me canso de ver a Capela Sistina, pela sua beleza intemporal, pelo silêncio que a rodeia e também pela sensação de imortalidade na imagem do homem a tocar Deus!


10 – Igrejas Papais

Além do Vaticano, existem mais 3 igrejas denominadas Igrejas Papais que merecem uma visita em Roma: São João de Latrão, São Paulo Extramuros e Santa Maria Maior. A minha preferida é a de São João, também chamada de catedral do bispo de Roma, ou seja o papa,  pela sua imponência e interior majestoso. É considerada por muitos a principal igreja católica da Europa e mais importante até que o próprio Vaticano.

ONDE COMER

Há duas zonas que gosto bastante para jantar: Campo di Fiori e Trastevere. No primeiro recomendo o restaurante Mercato Hostaria (http://mercatohostaria.it/)  e no segundo a Enoteca Ferrara (http://www.enotecaferrara.it/).

Perto do Numbs Luxury Suites existe uma mercearia gourmet onde se come fantasticamente e o ambiente é muito agradável. http://www.granofruttaefarina.it/

Também recomendo o Brillo Burger and Beer onde se come um hamburger fabuloso. Fica numa transversal da Via del Corso. http://www.brilloburger.com

Boa viagem!!

Sem comentários:

Enviar um comentário