sexta-feira, 27 de maio de 2016


Sol, praia e Veteranos!


Data: 20/05/2016, sexta-feira
Hora: 18h
Temperatura: um calor abrasador (cerca de 25º) 
Local: Monte Gordo (Algarve)
Evento: Campeonato da Europa
Ambiente: muito animado entre as várias nações presentes.

Pela 1ª vez participei num Campeonato da Europa de Veteranos..... Eu, com 39 anos!






Campeonato da Europa, algo que parece tão distante, para atletas de elite, para os fantásticos, aqueles que correm com o vento! Mas eu estive lá.... Veteranos, aquela palavra que lembra pessoas com 70/80 anos..... Mas eu estive lá!

Mas vamos começar pelo início..... 

Esta aventura começa na segunda-feira com a viagem para Faro. Eram 22h quando parti num avião super moderno da Ryanair em direção ao Algarve. Uma tripulação muito animada, uma viagem tranquila e 45m depois já estava a aterrar. www.ryanair.com.pt

Em Faro estava já bastante calor, embora já fossem 23h, em contraste com o clima no Porto que estava fresquito. Apanhei o carro de aluguer, um Opel Astra com um mês, super moderno, e fiz o caminho até Albufeira. O carro aluguei na agência nossa parceira a Roma Tours, e todo o processo correu muito bem. www.romatours.pt

Fiquei instalada nos Apartamentos Orada na Marina de Albufeira. Um apartamento moderno, com sala, um quarto, cozinha e uma vista para uma piscina imensa. http://orada.marinaalbufeira.com/ 

Dia 17/05, 1º dia de praia do ano! Logo de manhã já estavam 25º e um dia cristalino. Manhã de piscina e tarde de passeio por Faro e por Quarteira. Jantar no ambiente frenético de Albufeira, onde já parecia Agosto pela quantidade de estrangeiros e pela música que devorava os bares e esplanadas. 

Dia 18/05, nova manhã de praia e passeio de tarde. Desta vez com direito a almoço na Marina de Portimão. Adoro a Marina de Portimão, o ambiente, os sofás onde se pode almoçar, a música, a vista da praia, os desportos náuticos, no fundo a sensação que estamos mesmo de férias! 

Depois de um almoço à hora de lanche, o destino era Lagos. Adorei! Já não me lembrava nada da cidade e gostei muito, principalmente a zona da marina. Parece que agora todas as cidades do Algarve têm marinas! 

Próxima visita: FIESA! 

Não sabe o que é? Eu também não sabia mas gostei bastante. A FIESA é uma mostra internacional de esculturas na areia e fica em Pêra. Não foi fácil chegar porque o cartaz na saída da estrada indicava 500 mts e anda-se quase 2 km para chegar. A FIESA é considerado o maior evento do género no mundo e nesta edição apresentam-se cerca de 100 cenas que retratam de forma criativa músicos, instrumentos e culturas musicais de todo o mundo. Vale a pena a visita e as fotos! http://www.fiesa.org/pt/ 

Jantar em mais uma marina, desta vez em Vilamoura. Vivia-se um ambiente de festa porque era o dia da final da Liga Europa e como havia um clube inglês na final, a festa é garantida. Pena é que tenham perdido....

Dia 19/05 aproveitei a amanhã para fazer um passeio pela costa e pelas grutas. Foi uma manhã bem passada a bordo de um barco moderno, com boa companhia e uma fantástico guia. Caso tenham oportunidade reservem em http://www.algarexperience.com/pt/. A tarde foi de relax na piscina....

E eis que chega o dia da prova: 20/05! Já estava reservado no meu calendário desde Outubro do ano passado e tinha algumas expectativas pois nunca tinha participado em provas de veteranos nem muito menos num Campeonato da Europa. Como Monte Gordo fica perto de Espanha ainda dei lá um saltinho a Ayamonte e Isla Canela para descontrair. Cheguei ao local da prova por volta da hora de almoço. Almocei e fui levantar o meu dorsal: n.º 561, escalão F35. A espera até a hora da prova parecia infindável mas o movimento de atletas pelas ruas ia crescendo. 

Encontrei-me com a minha amiga, F75, que me aliciou a participar no campeonato e trocamos umas ideias, tentando perceber se podíamos ir juntas na corrida ou não. 

Correr por Portugal! Que honra, que orgulho poder participar com tantos atletas com idades de 35 a 90 anos. Será que com 90 anos terei saúde e força de vontade para estar aqui? Quem sabe....

Enquanto estava a aquecer tive o prazer de conhecer uma atleta de renome nestas lides de veteranos, campeonatos e medalhas: a Joaquina Flores. Esta senhora do escalão F75 fez o módico tempo de 56m! Que inveja! lol

Estava preocupada com que sapatilhas correr, quais seriam mais confortáveis. Não estava preocupada com o calor, estavam uns 25º ao fim da tarde, nem com as concorrentes ou o tempo que ia fazer. Apenas animada por ir participar em mais um campeonato! E que participação: medalha de ouro na sua categoria! 

Para fazer ainda mais inveja a quem lê, digo apenas que um português de 80 anos fez 48m nos 10km...... E esta hein?

Eu fiz o meu melhor e terminei em 1h10. E vocês pensam, até não foi mau, com o calor, um percurso repetido e sem música, tudo condicionantes que não me agradam.....É, não foi mau, mas fui a antepenúltima, com as senhoras de 75 e 80 a chegar 1º que eu! Tenho esperança de chegar à idade delas e ainda correr e muito! lol

Não fiquei triste, não fiquei desmotivada, até nem pensei muito no assunto, pois eu só queria participar num campeonato do mundo, chegar ao fim e divertir-me!

Sim, podia ter feito melhor, mas mesmo o meu melhor (cerca de 1h aos 10 km) dava-me um lugar no top 10 a contar de baixo.... Isto só diz o quão fantásticas estas cerca de 145 senhoras que correram são! Determinadas, persistentes, resistentes e lutadoras! E eu fiz parte do grupo por isso só tenho que agradecer e acrescentar um campeonato europeu ao currículo! Acho que já não é pouco e que estou de parabéns!

Obrigada à minha amiga Olinda Ivars que me incentivou a participar pois valeu a pena. Ela ficou em último mas no meu coração está em 1º! A vontade de participar em mais ficou.....

Depois de todas estas emoções ainda fiz 330 km até Lisboa para ir ao Rock in Rio ver os Queen + Adam Lambert. A canção "We are the Champions" nunca fez tanto sentido!


Obrigada a todos e quem sabe um dia voltarei! Seguem-se os 20km do Trail da Raposa no domingo!
 

Sem comentários:

Enviar um comentário