10 piores erros a cometer com a mala quando vamos de viagem!
10 PIORES ERROS A COMETER COM A MALA DE VIAGEM
É sobretudo quem viaja mais que comete os erros mais básicos. Já sabemos tudo, são muitos anos a fazer a mala, outros tantos a passar pelo check-in no aeroporto. Seja numa viagem em trabalho ou em lazer, deixo aqui umas dicas para que fazer uma mala não seja um quebra cabeças:
1. Achar que o hotel vai ter tudo o que precisamos
Devemos confirmar sempre o que está disponível na reserva do hotel, porque nem todos oferecem as mesmas condições. Às vezes o ótimo preço que encontramos para umas noites pode ter inconvenientes. Chegar e não ter a pasta de dentes que não tivemos tempo de comprar, não haver ferro de engomar ou secador de cabelo, entre outros extras. Recomendo marcar o hotel em www.booking.com, pois é de confiança e na descrição do que reservamos está sempre tudo escrito e não costuma haver surpresas quando chegamos ao hotel.
2. Não ler a política de bagagem da companhia aérea em que vamos voar
A política de bagagem está constantemente a ser alterada. Sejam as dimensões, as taxas cobradas, o que se pode ou não levar, o peso autorizado, a mala extra. Não devemos esquecer de ler e ter em atenção que as restrições mudam de uma para outra companhia aérea. O erro, normalmente, acontece nas companhias em que voamos mais vezes pois achamos que sabemos tudo e não há nada de novo.
3. Despachar a mala demasiado tarde
Conseguir fazer o check-in em cima da hora e despachar a mala de porão, não significa que esteja tudo ok. Pelo menos o embarque está assegurado, mas para a mala chegar ao avião é preciso tempo e passar por várias etapas. Dica: chegar com tempo ao aeroporto. Caso se viaje sem mala de porão recomendo o check-in online pois é mais rápido e quando chegamos ao aeroporto é só entrar. Há companhias aéreas como a Ryanair, por exemplo, cujo check-in só pode ser realizado online.
4. Dar muita atenção às dimensões da mala e não ao peso
Conseguir arrumar tudo o que queremos levar na mala com as dimensões certas pode ter o seu problema: o peso. Assim que exceder os limites, a companhia aérea vai cobrar uma taxa (mais uma despesa e ainda não fomos de viagem). Dica: utilizar a balança que se tem em casa para não ir ao engano. Há aeroportos que também têm balanças para se verificar o peso mas aí pode ser tarde de mais.
O peso e dimensão da mala não é igual em todas as companhias aéreas por isso é importante ler as condições quando reservamos um voo.
Em relação à bagagem de mão, há muita gente que já se riu por não lhe terem chamado à atenção, passando com frascos de líquidos acima do limite permitido (100ml por frasco, no total de 1L). Mas não convém fazer isso muitas vezes. Primeiro porque se detetarem que está escondido vai ter que desarrumar e tirar tudo para fora e segundo, vai ficar sem as suas coisas preferidas pois acima de 100 ml não passa em malas de mão.
6. Não fazer uma lista do que é importante levar
Até podemos viajar imensas vezes e já estarmos habituados a guardar tudo o que vamos precisar. Mas manter o ritual de fazer a lista para não ter surpresas é uma boa solução. Esquecer o carregador do telemóvel, da escova de dentes, das meias... etc... não é muito agradável, principalmente, quando vamos de férias.
7. Não levar a lista connosco durante a viagem
Tão importante como fazer a lista do que temos que levar, é guardá-la connosco. Todos sabemos que fechar a mala no regresso é mais difícil com todos os presentes que compramos. Tendo connosco a lista é mais fácil verificar que guardamos tudo e não ficar preocupado por nos termos esquecido de alguma coisa no hotel.
8. Não proteger os líquidos que transportamos na mala
Por questões de segurança, todos os líquidos devem ser transportados num único saco de plástico, transparente e re-selável, com as medidas máximas de 20cm x 20cm e capacidade total até 1 litro. Se não for assim podem ser confiscados. Também pode acontecer que com a pressão algum frasco rebentar e entornar nas roupas que estão dentro da mala.
9. Tentar encaixar a mala no compartimento do avião (maior do que é permitido)
Há companhias aéreas que por vezes não controlam todos os centímetros da bagagem de mão. Mas devemos ter em atenção as medidas pois por vezes quando têm dúvidas pedem para colocar a mesma num compartimento, na porta de embarque, para ver se caberá dentro do avião. Mas mesmo quando passamos com uma maior do que é permitido, o problema vai ser lá dentro: conseguir fechar o compartimento com todo aquele volume. Certificar que a mala tem as medidas certas naquela companhia aérea é a melhor opção.
10. Não identificar a bagagem
Pois é, um dos principais erros que muita gente comete. Pode haver uma mala igual à nossa e não vamos querer chegar ao hotel e ter a mala errada ou mesmo não ter a mala. E no caso de alguém ter levado a mala errada, se não estiver identificada, como nos poderão devolver? Dica: identificar a bagagem tanto por fora, como com uma etiqueta no interior.
Sem comentários:
Enviar um comentário