sexta-feira, 8 de abril de 2016

O QUE COMER PARA COMBATER O STRESS




A alimentação muda tudo na nossa vida, por isso se diz que somos o que comemos. Também para combater o stress os alimentos podem ser os nossos aliados. O nosso organismo está preparado para o sentir, é o que nos mantém alerta e também nos estimula, porém, quando em excesso, o corpo vai abaixo e podemos adoecer. 

Trabalhar com prazos apertados e sob pressão constante pode representar um aumento de stress e ter consequências graves ao nível da saúde mental e física, criando tensão, angústia e no limite depressão. Comer de forma saudável e incluir certos alimentos na dieta diária pode ajudar a contrariar os efeitos dos deadlines curtos e da intensa agenda profissional e social.

Elevando, com ajuda dos alimentos, os valores da serotonina e da dopamina, podemos combater melhor o stress. O primeiro é um neurotransmissor, alojado no cérebro, que nos deixa alegres e bem dispostos, o segundo é um químico que nos ajuda a acalmar.

Então quais são os melhores alimentos calmantes? Deixo 8 opções:


1. Vegetais com folhas verdes: apesar de ser tentador comer um hambúrguer com batatas fritas ou uma pizza em hora apertada de almoço, uma das melhores opções para um almoço com tempo contado são vegetais de cor verde. De acordo com os especialistas, legumes e frutas verdes ajudam a produzir dopamina, um químico que ajuda à sensação de calma.
2. Peito de frango: os triptófanos, aminoácidos presentes na proteína do frango, ajudam a produzir serotonina, um químico que regula a fome e induz ao sentimento de bem-estar e felicidade. Outros alimentos com triptófanos são, por exemplo, as nozes, as sementes, as lentilhas, a aveia, os feijões e os ovos.

3. Papas de aveia: além das características saciantes, as papas de aveia podem ser substitutos perfeitos, saudáveis e calmantes de bolos e outros doces. Os hidratos de carbono presentes na aveia podem ajudar o cérebro a produzir seratonina, uma substância associada também aos antidepressivos. Eu costumo adicionar mel e canela às papas de aveia e aquecer no micro-ondas cerca de 1 minuto.

4. Iogurte: as substâncias probióticas presentes nos iogurtes reduzem a atividade cerebral em áreas associadas a emoções como o stress. Estes alimentos contêm ainda cálcio e proteínas que são sempre opções saudáveis para incluir na dieta. Eu consumo um iogurte por dia depois de um treino, mas uma boa opção é tomar ao lanche ou a meia da manhã.



5. Salmão: os ácidos gordos presentes neste peixe têm propriedades anti-inflamatórias que podem condicionar os efeitos das hormonas de stress.

6. Mirtilos: alimentos com antioxidantes e fitonutrientes como os mirtilos ou framboesas ajudam a lutar a favor das defesas do organismo e aumentar a resposta do corpo ao stress. Estudos relacionados com o consumo de mirtilos indicam que aumentam a força dos glóbulos brancos, peças fundamentais na imunidade. Como todos os dias mirtilos ao pequeno-almoço misturados com os meus cereais.

7. Chocolate negro: não estou a falar de uma tablete inteira de chocolate mas está provado que o consumo moderado de chocolate negro pode ajudar a reduzir os níveis de stress. Os antioxidantes presentes no cacau ajudam a nivelar a pressão arterial e a melhorar a circulação sanguínea. Dê sempre preferência ao chocolate com mais de 70% de cacau.

8. Abacate: é uma boa opção para diminuir a ansiedade e sem se preocupar com o facto de poder engordar. Este superalimento vai ajudá-lo a sentir-se saciado e satisfeito. Estudos recentes indicam que as pessoas que incluem abacate na refeição do almoço reduzem em 40% o desejo de comerem mais nas três horas seguintes à refeição.

Espero ter ajudado a combater o stress do dia-a-dia!

Sem comentários:

Enviar um comentário