terça-feira, 19 de abril de 2016


 Trail Fisgas de Ermelo


Natureza e desporto de mãos dadas!


Dia: 17/04/2016
Hora: 09h45
Local: Mondim de Basto
Distância: vamos indo e vamos vendo!



5h30 da manhã e começava o dia. Um dia cinzento, nublado e chuvoso. Eu e a minha companheira de viagem, a Sandra Miranda, lá partíamos à aventura, A4 acima até Mondim. Durante o caminho chovia torrencialmente e a perspetiva de fazer um Trail à chuva era cada vez mais uma certeza.

Depois de 1 hora de caminho chegamos a Mondim mesmo na hora de apanhar a última camioneta para a zona da partida. Ainda estivemos indecisas pois continuava a chover bastante mas decidimos arriscar. O percurso da camioneta foi curto e lá chegamos à aldeia de Ermelo. Não eramos muitos, mas eramos bravos!

Ainda era cedo e faltava cerca de 1 hora para a prova começar. Havia que abrigar da chuva para não nos molharmos antes do tiro de partida. Entretanto o sol começa a aparecer e parecia que S. Pedro ia ser nosso compincha nesta aventura. E assim foi....

Partiram 1º os que iam fazer 25 km e nós esperamos mais um bocadinho. Fomos estando na conversa, tirando fotos, filmando a envolvente. Chegou a hora e lá partimos, a Sandra com a confiança de quem já fez bastantes trails longos e eu na expetativa do 1º trail com mais de 15 km e ainda não sabia eu quantos km me esperavam....

E começamos a subir.....

Subimos, subimos e continuamos a subir. A certa altura olhei para trás e só estava eu e então pensei com os meus botões: "Sou a última"! Fiquei ainda com mais vontade de fazer o trail, lol!

Segundo o meu Garmin Forerunner 230 (http://www.garmin.com/pt-PT) a subida prolongou-se durante uns 9/10 km. Nem sempre difícil mas sempre a subir em direção à Sr.ª da Graça. Enquanto subia só me lembrava da volta a Portugal e de ver os ciclistas a lutar numa das etapas mais famosas da Volta.

Também eu ia conseguir lá chegar... e consegui!

Correr numa montanha, respirando o ar puro, e apenas com os sons da natureza à volta, é uma sensação fantástica e bastante relaxante. E aqui, em Mondim, esta sensação foi ainda mais acentuada. Foi o trail mais bonito que participei até hoje (ainda só fiz 4). Todo o percurso é um quadro pintado pela mão de um artista, todos os recantos, cascatas, rios e montes. A simbiose entre a natureza e quem está a correr é plena! Ficamos um só com a terra e confesso que por vezes me esqueci que estava numa prova, com tanta beleza a rodear-me.

Chegada ao 1º abastecimento, aproveitei para descansar um pouco, conviver e repor energias. Meia banana e um pouco de mel e lá fui eu.


Nesta altura pensava que me faltavam apenas 9 km mas estava enganada. Passo a explicar. Quando me inscrevi neste trail contava fazer 16km, pois era o que estava no cartaz. Na altura pensei, está dentro do que tenho feito por isso ao alcance. No dia anterior à prova, e devido ao mau tempo da última semana, anunciaram que o trail ia ter mais 2 km: devíamos atravessar um rio, mas o seu caudal tinha subido muito e tiveram que fazer um desvio ao percurso inicial. Ok, pensei eu, vou ter que fazer 18km. Antes da prova começar, o speaker anunciou que afinal eram 19km...... e no fim fiz quase 23km! Ufa.....

Portanto, aos 10 km eu não sabia o que me esperava mas estava na esperança que fossem só mais 9! A partir daqui como tudo o que sobe normalmente tem que descer, lá vim eu montanha abaixo, em descidas íngremes e com muita pedra. O piso não estava muito escorregadio mas fui sempre com muito cuidado para não cair (não me adiantou muito pois acabei por cair quase no fim...).

Novamente voltei a estar durante bastante tempo só eu, a natureza e Deus, pois não se avistava ninguém. Cheguei a achar que estava perdida mas os lencinhos brancos pelo caminho diziam o contrário.

E cheguei ao 2º abastecimento, lá para os 15 km. Mais uma vez pensando que só faltavam 4 km, optei por descansar pouco e apenas comer mais meia banana e um pouco de pão com mel. E continuei....

Os km iam passando e eu sem ver o fim. Recebo uma mensagem da minha companheira a dizer que já tinha chegado e confirmar que eram 19km. Fiquei confiante pois estava quase no fim. Aproveitei para continuar a fotografar, as cascatas, o rio que tive que atravessar (onde ressalvo a boa disposição dos voluntários pois atravessei duas vezes, uma para passar e outra para a foto!) e as casinhas rurais que fui encontrando pelo caminho.

Vou olhando para o relógio e os 19km já tinham passado. Pensei "Ok é só mais um bocadinho". Tentei me abstrair das dores musculares que já tinha e da fadiga mental e física que se ia instalando.

Nunca tinha feito tantos km num trail e começava a achar que não ia chegar ao fim pois ir sem rumo é coisa que me mete um pouco confusão.
E fui contando: 19, 20, 21 e nunca mais acabava.....

E para ajudar, começou a chover a potes!

A chuva deu-me o ânimo que me faltava para ter energia para chegar ao fim. Comecei a correr e fui galgando os metros que faltavam. Até que chegamos à aldeia de Ermelo novamente e a perspetiva de ver a meta deu-me ainda mais adrenalina. Esta foi tanta que acabei por escorregar num paralelo e cair....

Só me lembro de ouvir o impacto em cheio do meu joelho esquerdo no chão e pensar "Tenho que me levantar para continuar!" Tinha dores e tinha rasgado as calças mas estava tão próximo da meta que me levantei, mordi a língua e segui em frente!

Quase na meta vejo a Sandra a puxar por mim, olho para o relógio que marcava 22,57 km e acelero para a meta. Não sei como ainda tive força pois sentia-me cansada, fatigada e com algumas dores no joelho. E pronto, 4h15 depois de ter começado tinha chegado ao fim!

O meu 1º trail longo!

Estava cansada mas muito feliz por ter conseguido ultrapassar mais uma etapa e mais um desafio. Confesso que física e mentalmente estava preparada para uma jornada longa mas não no domingo passado pois estava à espera de fazer menos.
Mas a vida é mesmo assim e prepara-nos estas pequenas surpresas e eu só tinha que corresponder e assim o fiz, com brio, luta e sem nunca desistir!

Vim para casa feliz!

As minhas companheiras La Sportiva Akasha voltaram a corresponder, sempre fortes a cada impacto. Recomendo que visitem a loja onde as comprei em http://www.corremos.pt/ ou fisicamente na zona do Avis no Porto. Além do bom produto têm também um bom aconselhamento e uma grande simpatia.

Susana e Telmo (https://www.facebook.com/desafiosadois/timeline), não foi em Fafe mas consegui fazer os 23 km!

Depois de tudo isto, foi voltar a casa e descansar. Foi uma viagem com sentido de dever cumprido, com muita diversão e companheirismo à mistura.


Até à próxima aventura nos 20 km do Trail da Raposa no dia 29/05/2016!


Sem comentários:

Enviar um comentário