quinta-feira, 12 de maio de 2016

Da "Minha Despensa" esta semana recomendo os Tubos de Trigo Sarraceno com Chocolate!

Ingredientes: biscoito 40% (farinha de trigo sarraceno 88,5%, açúcar de cana, sal, leite magro em pó) e Creme 60% (açúcar de cana, óleo vegetal de palma e girassol, avelã 7%, cacau em pó magro 7%, leite magro em pó); tudo proveniente de agricultura biológica

Composição nutricional 100 gr

Energia: 475 kcal
Gorduras: 22,1 gr (das quais 5,1 gr saturadas)
Hidratos Carbono: 61,3 gr (dos quais 39,5 gr açúcares)
Fibras: 5,2 gr
Proteínas: 7,8 gr
Sal: 0,23 gr

Trigo-sarraceno (Fagopyrum esculentum), também chamado de trigo-mourisco, é uma planta da família Polygonaceae. Os grãos do trigo-sarraceno são comestíveis e parecem-se aos grãos dos cereais, mas são, na verdade, sementes de um fruto aparentado com o ruibarbo. As flores do trigo-sarraceno são muito perfumadas e atraentes para as abelhas que as usam para produzir um mel escuro especial, de aroma forte. Enquanto o trigo-sarraceno é semelhante em tamanho ao grão de trigo, apresenta uma forma triangular única. Para ser comestível, a casca exterior tem de ser removida, um processo que exige equipamento próprio de moagem, devido à sua forma pouco habitual. 

O trigo sarraceno é mais uma alternativa para quem tem alguma sensibilidade ao gluten. Este cereal, que na verdade não é um tipo de trigo, mas mais próximo da família do arroz, é nativo da Ásia Central, e chegou à Europa durante a Idade Média. De cor negra, é considerado um cereal pobre, cultivado em lugares frios e de solo pouco apropriado para o trigo ou o arroz, como nas regiões montanhosas da Ásia.

O trigo sarraceno, é rico em nutrientes e fibras, além da rutina, um flavanóide que promove a saúde dos vasos sanguíneos, prevenindo doenças cardíacas, diabetes, etc.... 

Possui um teor nutritivo superior ao do arroz e ao do próprio trigo, pois não sofre o processo e purificação. Rico em proteína, aminoácidos, vitamina B1 e B2, o trigo sarraceno contém também um nutriente conhecido como rutina, que promove o fortalecimento das veias capilares, evitando a ocorrência de hemorragias internas, além de combater a pressão alta e diminuir a taxa de açúcar no sangue, ativando as funções do pâncreas.

O trigo sarraceno pode ser utilizado, misturado a outras farinhas, para fazer pães, bolos e crepes, para engrossar molhos e sopas.  

Esta alternativa que apresento hoje, é uma forma doce de consumir o trigo sarraceno pois com a adição do chocolate fica fantástico. Costumo comer estes tubos como snack, a meio da manhã ou da tarde, acompanhados por um chá de gengibre com limão. Compro no supermercado biológico que já vos falei, o IdealBio na Rua 5 de Outubro no Porto.

Publico também uma receita de pão com farinha de trigo sarraceno, como alternativa ao pão normal, principalmente aconselhado para quem tem intolerância ao gluten.

Pão de Chia, Quinoa e Trigo Sarraceno

Ingredientes: 

150 gr de grãos de trigo sarraceno
150 gr de grãos de quinoa
60 gr de sementes de chia
1 chávena de água
60 ml de azeite
1/2 colher de chá de sal
1 e 1/2 colher de chá de fermento em pó ou 1/2 colher de chá de bicarbonato de soda + sumo de 1/2 limão

Preparação:

Aqueça o forno a 160º (com ventoinha ligada)
Forre uma forma rectangular com papal vegetal e reserve
Demolhe os grãos de trigo sarraceno e quinoa em bastante água
Demolhe as sementes de chia em 1/2 chávena de água durante cerca de 30m até "gelificarem"
Coe muito bem a água, os grãos de trigo e quinoa e triture-os bem. Acrescente o "gel" de chia e os restantes ingredientes
Triture durante 3 minutos, até obter uma massa mas com alguns grãos inteiros
Leve ao forno a cozer durante 1h15
Retire do forno e deixe arrefecer, dentro da forma, cerca de 30 minutos
Desenforme e deixe arrefecer completamente antes de servir
Pode guardar no frigorífico, num saco fechado, até 1 semana



Bom proveito!

Sem comentários:

Enviar um comentário